Conheça o elenco do musical 'Peter Pan', produção da Broadway que estreia em 2018

O intérprete brasileiro do menino voador que encanta gerações de adultos e crianças pelo mundo todo já tem nome e sobrenome: Mateus Ribeiro.

O artista de 24 anos, que já bateu na trave duas vezes neste ano em testes para protagonistas teatrais, será o personagem principal em "Peter Pan - O Musical", espetáculo da Broadway que chega ao Teatro Alfa em 8 de março de 2018 e conta com a direção de José Possi Neto.

"Fiquei em êxtase e a primeira coisa que fiz foi ligar para a minha mãe, chorando, daí ela começou a chorar junto", diz o ator sobre quando recebeu a notícia de que havia sido escolhido para o papel.

Ele, que tem 13 anos de carreira e já participou de produções como "Cabaret", "Chacrinha" e "Meu Amigo Charlie Brown", lembra que ao saber das audições para a montagem, em junho, começou a fazer aulas de ginástica olímpica diariamente para tentar se sair o melhor possível nos testes. "Também passei a ver todos os vídeos que existiam sobre Peter Pan e a estudar as melodias."

Uma das surpresas da montagem é um número com quatro atores voando ao mesmo tempo, além de outros efeitos especiais que estão sendo preparados.

O clássico vilão Capitão Gancho será vivido por Daniel Boaventura, que também é coprodutor do espetáculo. Com musicais de destaque no currículo, como "A Bela e a Fera" e "A Família Addams", o ator acredita que seu papel será o mais divertido possível. "Tenho uma queda por personagens tragicômicos."

Também estão no elenco nomes como Bianca Tadini (Wendy), Maria Netto (Sra. Darling), André Dias (Smee) e Carol Botelho (Tiger), sob a direção musical de Carlos Bauzys.

VIABILIZAÇÃO DO PROJETO

A responsável por trazer ao Brasil esse clássico do dramaturgo escocês J. M. Barrie (1860-1937), cuja adaptação estreou em Nova York em 1954, foi Renata Borges, da Fábula Entretenimento —a empresa também viabilizou a adaptação de "Cinderella", que reestreia na cidade em maio.

"Peter Pan é um clássico. Fala para toda a família. Causa reflexão, resgata sentimentos bons", diz a produtora, que pretende captar cerca de R$ 12 milhões para a realização do projeto. "A lei Rouanet e as empresas patrocinadoras estão gerando empregos diretamente a quase 120 pessoas por mês e indiretamente a quase 400 pessoas. Isso por quase um ano. Em um período de crise, digo que é um grande feito!", diz Renata, que destaca o apoio do Banco Bradesco e do Bradesco Seguros, desde o início, como algo fundamental para a concretização do projeto. "Eu amo o que eu faço e sou grata a todas as empresas parceiras."

A montagem vai contar com 32 atores e 17 músicos na orquestra. Foi de Renata a escolha de ter um homem representando Peter no Brasil —o personagem geralmente é encenado por mulheres. "Foi na contramão do que vinha se fazendo na Broadway. O único homem a fazer o papel por lá foi Jack Noseworthy", diz. "Foi difícil dizer 'não' para atrizes como Fabi Bang e Myra Ruiz, que queriam muito ser Peter Pan no Brasil, porém, quando comprei os direitos, esta decisão já estava tomada: fazer diferente."

*

Saiba mais sobre os intérpretes

Mateus Ribeiro (Peter Pan)

Mateus nasceu em Floripa, mora atualmente em São Paulo, mas já viveu em seis cidades —e se considera de Brasília e Fortaleza. "Peter Pan" será seu 10º musical na carreira. Quando soube que o protagonista da versão brasileira seria interpretado por um homem, ficou super empolgado. "Eu sabia que tinha o perfil." Ele conta que Cathy Rigby é sua predileta no papel que agora será dele [ela fez Peter na Broadway nos anos 1990) e que desabou em lágrimas ao saber que tinha sido o escolhido para a produção.

"Eu estava estudando há muito tempo, muito dedicado e focado nesse trabalho. Na hora, caiu uma ficha de todas as aulas de ginástica olímpica que eu vinha fazendo incansavelmente para os testes." Ele ficou durante várias semanas acordando às 5h30 para realizar as atividades físicas das 7h às 9h, ao mesmo tempo que ensaiava para o musical "2 Filhos de Francisco", para o qual tinha acabado de ser escalado. "Era muito puxado."

Os ensaios para "Peter Pan" serão realizados em janeiro e fevereiro do ano que vem, e a temporada no Teatro Alfa começa em 8 de março e segue até agosto —a venda de ingressos começa em dezembro. Em setembro de 2018, a produção estreia no Rio de Janeiro.

Luiz Henrique Leão/Divulgação
Mateus Ribeiro durante teste para 'Peter Pan', musical em que será protagonista
Mateus Ribeiro durante teste para 'Peter Pan', musical em que será protagonista

*

Daniel Boaventura (Capitão Gancho)

Experiente em musicais, o artista vai interpretar o malvado Capitão Gancho, que detesta Peter Pan e entra em conflitos constantes com o garoto. "É um personagem forte que já foi interpretado por vários atores nas mais diferentes mídias. Ao mesmo tempo que se revela um desafio, oferece também uma oportunidade de brincar em cena. É o clássico vilão. Com certeza, será um dos mais famosos personagens que já interpretarei no palco", diz o ator.

Para ele, uma das principais razões pelo sucesso da história de Peter Pan até hoje é o fato de "transmitir a ideia de que toda criança pode alcançar os seus anseios, contanto que acredite com veemência e aja com proatividade". Daniel também destaca a magia do espetáculo, que terá imagens "de encher os olhos". "O espectador ainda testemunhará em cena o sonho maior: voar."

Além do Capitão Gancho, o ator também vai interpretar o Sr. Darling.

O seu envolvimento mais profundo com o espetáculo, como coprodutor, começou a ser estabelecido no final de 2016 ao conhecer Renata Borges. "Foi um encontro certo na hora certa, pois eu já queria conhecê-la devido ao sucesso com 'Cinderella' e por estar planejando um 'come back' aos palcos depois de quatro anos", conta o ator, que teve que se afastar do teatro musical em 2013 após o término de "A Família Addams" porque as agendas de shows e TV estavam exigindo muito tempo e dedicação.

Luiz Henrique Leão/Divulgação
Daniel Boaventura será o Capitão Gancho
Daniel Boaventura será o Capitão Gancho

*

Bianca Tadini (Wendy)

A atriz, que interpreta Cinderela no musical brasileiro, será Wendy, uma garota forte e aventureira. "Quando J.M. Barrie escreveu a peça 'Peter Pan' (que depois virou o famoso livro), o movimento do sufrágio feminino estava começando na Inglaterra, então Wendy já possui um pouco da força dessas mulheres que buscavam uma voz mais ativa na sociedade. Portanto, além dessa doçura, ela possui um humor rápido e inteligente e uma personalidade bem marcante", descreve a artista.

Bianca também assina a versão brasileira da produção, ao lado de Luciano Andrey. "Eu e meu parceiro gostamos de fazer a adaptação e cantar as músicas e ler o texto em voz alta. Depois deixar passar um tempo e visitar novamente o que fizemos para ver se ainda agrada e se tem coisas que quererem mudar. Isso enriquece o trabalho", explica a atriz, que levou quatro meses para concluir o processo. A dupla também já assinou a versão de outras montagens, como "Jesus Cristo Superstar" e "Mudança de Hábito", que rendeu o prêmio Bibi Ferreira de melhor versão para os dois, em 2015.

*

Maria Netto (Sra. Darling)

A atriz vai interpretar a Sra. Darling, mãe de Wendy, John e Michael Darling. Ela vai contracenar diretamente com Daniel Boaventura, fazendo sua mulher —na vida real, eles são casados. "Será sem dúvida um momento muito especial na minha vida e carreira. Essa parceria é um sonho sendo realizado."

Além de atuar na peça, ela fez sua estreia como produtora de elenco. "Foi uma experiência muito rica e especial poder vivenciar o outro lado de um processo seletivo", conta a artista, elogiada pela equipe. Ela afirma ser "muito delicado lidar com emoções e com a vida das pessoas em termos de futuro e trabalho e fazer apostas", mas que a experiência "superou qualquer expectativa".

-

O que vem por aí

A Pequena Sereia
A produtora IMM (de "My Fair Lady" e "Cantando na Chuva") adquiriu da Disney os direitos para montar a versão do musical no Brasil. A cessão prevê que a peça seja encenada a partir de março, no Teatro Santander

A Noviça Rebelde
O musical da Broadway, originado do filme de 1965, já esteve em cartaz em São Paulo e será remontado com direção de Charles Möeller e Cláudio Botelho e co-produção do Atelier de Cultura. Data de estreia e teatro ainda não confirmados

Annie
A montagem, também da Broadway, estreia em agosto no Teatro Santander. A direção é de Miguel Falabella, e a produção, do Atelier de Cultura. Na versão brasileira, Annie será uma menina que luta contra uma cidade hostil

Publicidade
Publicidade