Restaurantes Tuju e Oro se juntam ao D.O.M., de Alex Atala, e recebem duas estrelas Michelin

Alexandre Virgilio/Divulgação
Da esquerda para a direita, os chefs Alex Atala, Geovane Carneiro, Felipe Bronze e Ivan Ralston
Da esquerda para a direita, os chefs Alex Atala, Geovane Carneiro, Felipe Bronze e Ivan Ralston

O restaurante paulistano Tuju, do chef Ivan Ralston, e o carioca Oro, do chef Felipe Bronze, receberam nesta segunda (7) duas –das três estrelas possíveis– do "Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo".

A publicação anunciou sua edição 2018, a quarta no Brasil, em evento realizado no Hotel Unique, em São Paulo. Até 2017, apenas o paulistano D.O.M, de Alex Atala, possuía duas estrelas –classificação que se manteve neste ano. Nenhum brasileiro possui três estrelas.

Para Bronze, o resultado foi uma surpresa. "Não temos o perfil. Não temos o toalha na mesa, fazemos uma cozinha criativa, não trabalho focado nisso. É a vitória da vanguarda", diz.

Já Ralston acredita que o prêmio é um reconhecimento do trabalho do restaurante, mas também da cena gastronômica paulistana. "São Paulo mistura muitas coisas, árabes, italianos, japoneses e judeus, como eu, e permite uma reflexão. Isso não é ser fusion, isso é ser uma cultura gastronômica de fato", diz o chef.

O anúncio quebra o jejum do ano anterior, sem muitas novidades. "O mercado brasileiro está evoluindo rapidamente. Tem mais finesse, mais qualidade. Todo o ecossistema é melhor, incluindo o espaço para bons produtores", diz o diretor internacional, Michael Ellis.

Então por que ainda não temos uma terceira estrela? "Chega com o tempo", responde ele, sobre a publicação que avalia casas no Rio e em São Paulo.

Neste ano, são 19 casas estreladas no total. Além das casas com duas estrelas, são outros 16 restaurantes com uma estrela; as novidades são o Ryo Gastronomia e o Tangará Jean-Georges, no Palácio Tangará, ambos em São Paulo.

São 33 casas na categoria Bib Gourmand, que elege estabelecimentos de boa relação de qualidade e preço, e nela estrearam o Fitó (Cafira Foz), Piccolo (Marcelo Laskani), Petí Panamericana (Victor Dimitrow) e Bio (nova casa de Alex Atala), todas em São Paulo.

Ao longo de meses, inspetores do Guia Michelin visitam anonimamente casas, avaliando receitas com base em cinco critérios: qualidade de ingrediente, personalidade da cozinha, técnicas de cozimento e harmonia de sabores, custo-benefício e regularidade. O guia foi criado em 1900, na França, e está presente hoje em 31 países. A edição brasileira é a primeira da América do Sul.

*

2 ESTRELAS

SÃO PAULO
D.O.M.
R. Barão de Capanema, 549 - Cerqueira César

Tuju
R. Fradique Coutinho, 1248 - Pinheiros

RIO DE JANEIRO
Oro
Av. Gen. San Martin, 889 - Leblon

*

1 ESTRELA

SÃO PAULO
Dalva e Dito
R. Padre João Manuel, 1115 - Cerqueira César

Esquina Mocotó
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1108 - Vila Medeiros

Fasano
Rua Vitório Fasano, 88 - Cerqueira César

Huto
Avenida Jandira, 677 - Indianópolis

Jun Sakamoto
Rua Lisboa, 55 - Cerqueira César

Kan Suke
Rua Manoel da Nóbrega, 76 - Paraíso

Kinoshita
Rua Jacques Félix, 405 - Vila Nova Conceição

Kosushi
Rua Viradouro, 139 - Itaim Bibi

Maní
Rua Joaquim Antunes, 210 - Pinheiros

Picchi
Rua Oscar Freire, 533 - Cerqueira César

Ryo
Rua Pedroso Alvarenga, 665 - Itaim Bibi

Tangará
Rua Deputado Laércio Corte, 1501 - Paraíso do Morumbi

Tête à Tête
(Fechado)

RIO DE JANEIRO
Lasai
Rua Conde de Irajá, 191 - Botafogo

Mee
Avenida Atlântica, 1702 - Hotel Copacabana Palace - Copacabana

Olympe
R. Custódio Serrão, 62 - Lagoa

Publicidade
Publicidade