Salames e chorizos são vendidos pela Botiga Pirineus, nova butique de embutidos dos Jardins

Angel Ribas, da Pirineus, cansou de ouvir a mesma pergunta durante anos: "Olá, vocês fazem armário embutido?". Ele faz embutido, sim. Mas, no caso, aquelas belas peças de charcutaria como salame, chorizo e sobrasada.

Sua família de ascendência espanhola fabrica esses e outros produtos artesanalmente há cerca de 60 anos. Desde a última semana, eles começaram a ser vendidos na Botiga Pirineus, um novo espaço nos Jardins.

Ali está a linha completa da marca (por vezes, com produtos sazonais), que já é bem conhecida de restaurantes como Maní, Tanit, Cateto e Martín Fierro.

Oferece embutidos frescos (para churrasco, fritar ou assar), cozidos (de sabor suave, bons para sanduíches ou tábuas de frios) e curados (que passam por processo de desidratação e maturação que reforça sabor, textura e aroma).

A bela câmera de cura envidraçada na entrada que abriga produtos como chorizos, promete virar televisão de cachorro no bairro.

Passeando pelo balcão ou pela geladeira, o olhar cruza com uma copa ou linguiça toscana. Mas tem também uma morcilla de Burgos, típica da cidade ao norte da Espanha, à base de sangue com adição de arroz.

Falando nisso, é o país ibérico que está na origem da história da Pirineus. O charcuteiro espanhol José Ribas, tio de Angel, deu início à sua pequena fábrica na Lapa, que atraía imigrantes nos anos 1950.

Os produtos prosperaram na comunidade e, mais tarde, começaram a fazer sucesso também fora dela, com a moda recente dos embutidos —não dos armários, é claro.

*

Botiga pirineus. R. da consolação, 2.915, Jardins, tel. 3062-0157

Publicidade
Publicidade