Livro de Lázaro Ramos, peça com origamis e teatro infantil baseado em Ionesco são dicas da semana

Divulgação
As palhaças Joanete (Thaís Póvoa, à esq.) e Berinjela (Carina Prestupa), em cena da peça "Rinocerantas"
As palhaças Joanete (Thaís Póvoa, à esq.) e Berinjela (Carina Prestupa), em cena da peça "Rinocerantas"

Gabriela Romeu, jornalista especializada em infância, sugere a peça "Rinocerantas"

A partir de 4 anos

Inspirada em "O Rinoceronte" e em contos infantis de Eugène Ionesco, um dos expoentes do teatro do absurdo, a peça da Cia. Lona de Retalhos traz o cotidiano de duas palhaças, uma mandona e outra bobona, que dividem a mesma casa. Entre o acordar, fazer as tarefas diárias e dormir, elas mostram suas diferenças e tratam da temática da (in)tolerância, evidenciando a dificuldade de diálogo entre as pessoas.

Sesc Consolação - R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, tel. 3234-3000. Sáb., às 11h. Até 25/8. R$ 17; crianças de até 12 anos não pagam

*

Mônica Rodrigues da Costa, jornalista de infância, indica a peça "Elisa e os Cisnes Selvagens"

A partir de 5 anos

O espetáculo é um teatro de papel com cenários e bonecos variadíssimos, em pop-up, no teatro de sombras –a maioria em preto e branco– e tem uma iluminação colorida que faz o próprio palco parecer encantado. Nele ocorrem as peripécias da princesa Elisa e seus 11 irmãos –que sofrem uma maldição da madrasta, viram cisnes de dia e somente se tornam humanos à noite. Eles voam para um reino distante, afastando-se da irmã, e, quando a reencontram, a menina os acompanha para tentar salvá-los do feitiço. A história é encenada pelo grupo Teatro por Um Triz e foi inspirada no conto de fadas "Os Cisnes Selvagens", de H. C. Andersen (1805-1875).

Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, tel. 5573-3774. Sáb. e dom., às 16h. Até 26/8. Grátis. Em setembro o espetáculo ficará em temporada no Teatro Cacilda Becker

*

Bruno Molinero, do blog Era Outra Vez, recomenda o livro "Caderno Sem Rimas da Maria"

A partir de 7 anos

Atrapalhante. É assim, de um jeito inventado, que tem início o novo livro infantil do ator Lázaro Ramos: "Caderno Sem Rimas da Maria". Em sua quarta história para crianças, o autor percorre o terreno dos termos inventados e dos neologismos para criar um breve dicionário de expressões que não existem –mas que poderiam muito bem entrar no vocabulário de adultos e de crianças.

Autor: Lázaro Ramos. Ilustrador: Mauricio Negro. Editora: Pallas. Preço: R$ 35 (36 págs.)

Publicidade
Publicidade