Inaugurado no dia do suicídio de Getúlio Vargas, Mercado Municipal da Lapa completa 64 anos

Karime Xavier/Folhapress
Francisco Veloso Aguiar, 74, é o funcionário mais antigo do mercado: trabalha lá desde 1959
Francisco Veloso Aguiar, 74, é o funcionário mais antigo do mercado: trabalha lá desde 1959

Lampião é pau para toda obra. Nordestino arretado, está sendo usado até como aliado antiestresse. Custa R$ 5. Estamos falando de um clássico. Um suco feito de mangaba que é a estrela do box 67 do Mercado Municipal da Lapa, uma espécie de armazém das antigas onde basta procurar para encontrar.

Lá, tem de tudo um pouco: de Lampião a estilingue, de queijo gorgonzola a gaiola de passarinho, de caranguejo a doce de maria-mole na casquinha de sorvete.

O mercado da Lapa seria, numa livre interpretação, uma espécie de mundo à parte que sobrevive aos incansáveis modismos da metrópole paulistana. Onde quem trabalha lá se conhece desde criança e convive como se fosse uma família.

Quem batizou o suco de mangaba de Lampião foi Marli Agostine, 64. Enquanto mostra outras bebidas da lanchonete, ela conta histórias sobre o mercado que faz 64 anos nesta sexta (24). O pai dela, Liberato de Carra, foi um dos fundadores.

O espaço de 4.840 m² foi inaugurado em 1954, quando a cidade comemorava o quarto centenário. O prefeito era Jânio Quadros, e a capital paulista ganhou de presente naquele ano obras como o parque Ibirapuera e o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32.

Mas o clima de festa em que viviam os paulistanos foi abalado pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas, no mesmo dia em que o mercado foi aberto. Por causa do luto oficial, as portas foram fechadas às 10h e a queima de fogos, cancelada. O estabelecimento voltou a funcionar apenas no dia 30.

Simpática e dona de belos olhos azuis, Marli era chamada de Susi, famosa boneca dos anos 1970. Mas rejeita o apelido. "Ah, isso é bobagem." Quem conta o segredo é Silvio Katsuragi, 57, da Peixaria São José da Lapa, no box 111. Assim como Marli, ele cresceu nos corredores do mercado. "Meus pais abriram a loja em 1958. Aos sete anos, já trabalhava com eles", lembra.

Erguido entre a estação Lapa da CPTM, o terminal de ônibus e a rua Doze de Outubro, famosa pelas lojas com preços baixos, o local recebe diariamente 5.000 visitantes e conta com 700 funcionários. O mais antigo deles é Francisco Veloso Aguiar, 74, conhecido como "Chiquinho do passarinho".

Ele trabalha desde 1959 no box 17, que há algumas décadas vendia pássaros e rações. Hoje, os animais deram espaço a acessórios para pets, como arranhadores para gatos.

"Comecei aos 15 anos, o bonde ainda passava aqui em frente", lembra Francisco. "O endereço era rua Guaicurus, 1.680. É o que está registrado na minha primeira carteira de trabalho. Depois que virou rua Herbart, 47", conta.

Ao contrário do Mercadão, no centro, com forte apelo turístico, e do Mercado Municipal de Pinheiros, de pegada gourmet, com novos restaurantes como a Comedoria Gonzales e o Napoli Centrale, o da Lapa se destaca por atrair moradores do bairro e trabalhadores que passam pela região durante a semana.

Uma porção de estilingues pendurados no alto estão à venda por R$ 5 no box 37. "Os pais compram para ensinar os filhos a acertar pedra em latinha", conta Sirlene Zanotto, 50, dona da loja e tesoureira da associação de comerciantes.

Ela avisa que nesta sexta será servido um bolo para festejar o aniversário. "Comemoramos todos os anos." Como em toda família sempre cabe mais um, o público está convidado.

A programação completa, organizada pela administração do mercado em parceria com a Prefeitura Regional Lapa, reúne desde apresentação do Coral da USP, no sábado (25), às 16h, até distribuição de mudas e de compostos orgânicos, produzidos no Pátio de Compostagem da Lapa.

Confira abaixo os eventos que fazem parte da festa de 64 anos

Quinta (23)

Curso e oficinas de alimentação saudável - pães integrais e pães sem glúten: 11h às 13h

Food truck com o chef Alex Caputo: 11h às 18h

Palestra 'Como incentivar a população para uma alimentação saudável', com Fernanda Katsuragi: 13h às 14h

Oficina pet: 16h

Apresentação de acordeões em seresta: 17h

Sexta (24)

Distribuição de mudas e composto orgânico: 8h às 17h

Curso e oficinas de alimento saudável - oficina de quiche tradicional e vegetariano: 11h às 13h

Food truck com o chef Alex Caputo: 11h às 18h

Palestra 'Orientação à população para a melhoria da qualidade de vida e saúde', com Fernanda Katsuragi: 13h às 14h

Apresentação do tenor Carlos Mader e o do maestro e pianista Gustavo Petri (música lírica e canzone napolitane): 16h

Parabéns e distribuição de bolo: 17h

Sábado (25)

Oficina pet: 10h

Curso e oficinas de alimento saudável - marmita fitness: 11h às 13h

Food truck com o chef Alex Caputo: 11h às 18h

Oficina de horta em pet: 12h e 14h

Palestra 'Diminuição dos índices de obesidade em crianças e adolescentes', com Fernanda Katsuragi: 13h às 14h

Apresentação do Coral da USP: 16h

Mercado Municipal da Lapa - R. Herbart, 47, Lapa, região oeste, tel. 3641-3946. Seg. a sex.: 8h às 19h. Sáb.: 8h às 18h

Publicidade
Publicidade