Novas tribos não deixaram velha guarda de lado na Santa Cecília

As novas tribos descobriram Santa Cecília. Mas o novo não se traduziu em extermínio das culturas ancestrais. Perto da confluência das ruas Frederico Abranches e Fortunato estão três respeitáveis representantes da velha guarda ceciliana.

Rubens Cavallari/Folhapress
Ambiente da Casa do Norte do Luizão, que vende 40 tipos de cachaça
Ambiente da Casa do Norte do Luizão, que vende 40 tipos de cachaça

Fundado em 1953, na avenida Angélica, o Star City mudou-se em 1962 para a Frederico Abranches, onde está até hoje. É o rodízio de feijoada mais famoso da cidade. Por R$ 69, o cliente come o quanto quiser.

Quando percebe que falta algum ingrediente ou que o nível do feijão se aproxima da reserva, o garçom providencia imediatamente a recarga. Se estiver lá, não deixe de ir ao balcão para se servir da batida de limão e ver de perto o lindo samovar de prata onde ela repousa.

Colado ao Star City está a Casa do Norte Luizão, com dezenas de produtos do Nordeste. No cardápio, baião de dois, escondidinho, arrumadinho e o carro-chefe, carne-seca com mandioca.

Nas prateleiras, 40 tipos de cachaça nordestinas, rapadura, farinha a granel -grossa, fina ou d'água-, queijo de coalho, requeijão...

Atravesse a esquina e você estará no Seu Zé, um típico bar paulistano, que existe desde 1978 e, há 18 anos, é comandado por José Emílio Santana Filho.

O lance ali são as rodas de chorinho, que acontecem às quartas e sextas, a partir das 19h. Os grupos tocam em troca de umas cervejas e uns petiscos, já que o bar não cobra couvert.

Agora dê uns passinhos até a Barão de Tatuí para conhecer o Bar Paulo e Léo, aberto em 2002.Não, o local não pertence a uma dupla sertaneja, mas a Paulo e Léo Soares de Albuquerque (sim, este é seu nome), filho de um imigrante português que morreu aos 104 anos, em 2004.

Ele era parente distante do ex-primeiro-ministro Mario Soares, um dos fundadores do Partido Socialista português. O bar, que é apenas uma porta com poucas mesas na calçada, surpreende pela infinidade de pratos nordestinos. Cabrito ensopado? Tem. Galinha caipira? Tem. Buchada de bode? Tem.

"Seu Paulo, tem sarapatel?" "Ter, tem", ele responde, "mas agora a Vigilância Sanitária não permite mais que se faça com sangue. Então a gente usa molho de tomate e colorau. Mas tem."

Bar Paulo e Léo
R. Barão de Tatuí, 167, tel. 99253-7530

Bar do Seu Zé
R. Frederico Abranches, 417,tel. 3331-3733

Casa do Norte Luizão.
R. Frederico Abranches, 451,tel. 2619-7057

Star City
R. Frederico Abranches, 453, tel. 3331-2044

Publicidade
Publicidade