Shoppings de São Paulo apostam em restaurantes badalados, eventos e cultura para atrair clientes

A relação do paulistano com a própria cidade tem mudado bastante nos últimos anos. Uma instituição, porém, segue inabalável: o shopping center. No total, a capital já soma 53 empreendimentos do tipo, e há previsão de inauguração de mais quatro na Grande São Paulo até o próximo ano.

Para efeito de comparação, o Rio, segunda colocada entre as metrópoles brasileiras com maior concentração de shoppings, tem 39. Não à toa, a região Sudeste foi responsável por 58% do faturamento total desse mercado no país em 2017, abocanhando em vendas R$ 97 bilhões.

Uma mudança no cenário global desse segmento também está manifestando-se por aqui. "A tendência é que os shoppings deixem de ser apenas centro de compras para se tornarem locais de convivência e conveniência", explica Glauco Humai, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Assim, mais do que enfileirar lojas, eles estão se tornando redutos de (boa) gastronomia, shows e teatros –além de oferecerem uma variada gama de serviços que facilitam o dia a dia do cliente.

Segundo pesquisa da associação, 15% dos frequentadores paulistanos disseram ir ao shopping com a intenção principal de se alimentar. A motivação superou "ver vitrines", citada por 14% dos entrevistados.

Esse tipo de comportamento tem levado muitos estabelecimentos paulistanos a dobrar a sua oferta gastronômica, inclusive fora da área das praças de alimentação, atraindo nomes consagrados do setor.

É uma transformação que tende a crescer, independentemente da crise, dizem as empresas que administram esses centros.

Confira abaixo algumas dessas tendências que têm inspirado os grandes da cidade.

*

Shoppings ganham restaurantes famosos, que antes eram vistos só nas ruas

Corrida e exposição sobre dinossauros são destaque em programação de shoppings paulistanos

Shoppings investem em plantações no telhado, hortas comunitárias e iniciativas sustentáveis

Conferimos o que acontece de madrugada nos shoppings Aricanduva e Center Norte

Publicidade
Publicidade