Móbile cria projeto para discutir convivência na internet

O grupo de WhatsApp do 7º ano da Móbile foi aumentando, aumentando, até sair do controle. São 180 alunos de seis salas que se uniram no aplicativo. Têm entre 12 e 13 anos, e alguns compartilharam conteúdo inadequado, pornográfico inclusive. O problema enfrentado pelo colégio de Moema, na zona sul, é comum nos privados e públicos. E o que as escolas têm a ver com isso? Tudo.

"Não existe a ideia 'aconteceu fora daqui', e sim a de como ajudá-los e formá-los", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica do ensino fundamental da Móbile. Para o caso do 7º ano, houve carta para os pais e debate com os alunos.

A escola mantém o programa Conviver na Web, que envolve todas as disciplinas e aborda questões como privacidade, bullying, fake news e segurança. Os estudantes já discutiram, entre outros temas, os desafios on-line que induzem ao suicídio, a postagem de boatos e a dependência digital.

Esse é um avanço necessário na relação das escolas com a tecnologia, após o investimento em ferramentas como lousas digitais, tabletes, softwares e aplicativos: "Além de usar a tecnologia para educar é preciso educar para usar a tecnologia", diz a professora da Faculdade de Educação da USP Silvia Colello.

A diretora da Móbile fala em "cidadania digital": "Os alunos têm de desenvolver um olhar crítico, pensar sobre como nos comportamos nesse ambiente". Um grupo do 9º ano debateu o empobrecimento das relações gerado pelas novas mídias. Curiosamente, elaborou um documento propondo que o celular fosse liberado nas aulas.

Luísa Gonçalves, 14, diz: "Usamos celular para entretenimento, e as pessoas param de conversar pessoalmente. Na aula, aprenderíamos a utilizá-lo com fins educativos". No texto ao colégio, admitem que, em um primeiro momento, poderiam ficar dispersos, mas desenvolveriam uma relação natural e madura com o aparelho. Levantaram dez pontos favoráveis à liberação e convenceram alguns professores. Certos ou errados, uma coisa é fato: são bons de argumento.

*


MÓBILE
Infantil, fundamental e médio
R. Diogo Jácome, 818/848, Moema, tel. 5536-4402
Mensalidade: de R$ 3.240 a R$ 5.680

Publicidade
Publicidade