'Mindfulness' e cursos de inteligência emocional ganham cada vez mais espaço

Quer ficar zen? Os caminhos são variados na busca pela saúde mental e pelo bem-estar, mas o "mindfulness" saiu na frente entre os paulistanos. A técnica de meditação, já abraçada por estúdios de pilates e ioga, agora está ganhando espaço próprio.

O termo em inglês significa atenção plena, e a prática ficou conhecida como presença ou consciência plena. "O primeiro ponto é trazer a mente para o presente, para o aqui e agora. É um estilo de vida", explica Moira Malzoni, que abriu o estúdio Moved by Mindfulness, dedicado apenas à meditação.

Para ela, o fato de o pensamento se desviar para outros tempos que não o agora causa sofrimento. "Nossa mente não consegue distinguir se estamos pensando em algo ruim ou vivenciando isso de fato."

Mesmo princípio seguem os cursos de inteligência emocional que a The School of Life promove no Brasil, focados em vivência nas mais diversas áreas, entre elas amor, relacionamento e trabalho. "A gente acha que pessoas com inteligência emocional nasceram sabendo fazer boas escolhas, mas não é verdade", diz a psicóloga Desirée Cassado.

O conceito de vida plena também está presente no Método DeRose. "Ensinamos nossos alunos que as boas relações humanas podem alavancar sua carreira, boas relações afetivas tornam a vida mais civilizada e boas maneiras facilitam qualquer relacionamento", afirma o criador do método, professor De Rose.

*

Onde praticar

MÉTODO DEROSE
Foca no desenvolvimento de boas relações interpessoais. Não trabalha atividades físicas, mas aborda respiração
e consciência corporal.

R. Goiás, 113, Higienópolis, tel. 3825-1422. metododerose.org

-

MOVED BY MINDFULNESS
O estúdio de meditação oferece cursos com teoria e prática e sessões de meditação em grupo.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.394, Jardins, tel. 3082-4134. movedbymindfulness.com

-

THE SCHOOL OF LIFE
Presente em vários países, a escola tem como objetivo desenvolver a inteligência emocional por meio de cursos temáticos. Os assuntos em discussão são relacionamentos, trabalho, lazer e cultura.

R. Medeiros de Albuquerque, 60, Vila Madalena, tel. 2638-7130. theschooloflife.com/saopaulo

-

TRISKELION: CENTRO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS
Para contemplar saúde mental e física de forma equilibrada, oferece oito linhas principais de tratamento e quase 20 abordagens terapêuticas. Entre elas, há práticas tradicionais -pilates, ioga, meditação- e novidades, como a desintoxicação iônica.

R. Nagib Izar, 285, Jd. Anália Franco, tel. 2076-0086. centrotriskelion.com

Publicidade
Publicidade