De loja de roupas a museu, confira cinco dicas de lugares de arte em São Paulo

Jorge Morabito, 57, artista plástico e morador do Paraíso, dá dicas de cinco lugares para garimpar arte na cidade.

Arteira Co Store
Área colaborativa com arquitetura industrial que une moda, decoração, arte e design. A principal experiência é passear pelos ambientes e descobrir trabalhos autorais de 30 artistas, como Porfiria Budetti, Valdir Zanirato, Lu Podboy, Marcio Pontes, Luciana Montenegro e Helena Ratto.


R. Fidalga, 282, Vila Madalena, tel. 3031-0973

-

Estúdio Pochoir
O curso ministrado por Cris Burger, Eduardo Sancinetti e Renata Basile é bacana para ingressar no universo da estamparia manual. São artistas que integram o Estúdio Pochoir, especializado na produção têxtil e que utiliza processos manuais como o block printed e o pochoir. Os temas são ligados à cultura brasileira, como estudo de plantas e de povos.


R. Beatriz, 54, casa 2, Vila Beatriz, tel. 3031-4856

-

Gravura Brasileira
Espaço único dedicado à gravura. Tornou-se um centro de referência ao promover artistas jovens e consagrados, palestras e lançamentos de livros e álbuns de gravuras. Recebe visitantes, galeristas e curadores de todo o mundo, além de manter programas de intercâmbio com ateliês e instituições de outros estados e países.


R. Ásia, 219, Cerqueira César, tel. 3624-0301

-

Casa Juisi e Sé Galeria
Começou como um brechó. Virou um dos maiores acervos de moda vintage do país, referência para figurinistas, estudantes, pesquisadores e estilistas. Instalados numa casa antiga ao lado da Sé, os sócios Simone Pokropp e Junior Guarnieri recebem visitas do mundo da moda e dividem a casa com Maria Montero, da Sé Galeria. Exposições, eventos e residências pra lá de avant-garde.


R. Roberto Simonsen, 108, Sé, tel. 3063-5766

-

Museu da Diversidade Sexual
Você sabia que existe um museu de arte no mezanino do metrô República? E que ele é um dos poucos do mundo com esta temática? A intenção do MDS é visibilizar a produção artística e cultural da população LGBT, com foco na diversidade. Se quiser apreciar obras para lá do babado, é só aparecer que sempre haverá um assunto da maior relevância.


Piso mezanino da estação República do Metrô, República, tel. 3882-8080

Publicidade
Publicidade