dias melhores

Ver animal resgatar a dignidade não tem preço, diz protetor que ajuda pitbulls abandonados

Eduardo Knapp/Folhapress
Alessandro Desco com seu pitbull, Guerreiro
Alessandro Desco com seu pitbull, Guerreiro

"Um vira-lata até se vira na rua, as pessoas dão comida. Um pitbull, não. Elas acham que vai atacar."

Assim o comerciante Alessandro Desco, 45, define por que escolheu se dedicar à raça.

Há oito anos, quando resgatou o primeiro pitbull, ele também tinha medo. "Tentei atraí-lo de longe. E aí chegou um homem, pegou o cachorro no colo e colocou no meu carro", conta. Simples assim. "É um animal carinhoso como qualquer outro."

O resgate acendeu o alerta para outros cães de raça que eram abandonados pela cidade. Começou a acompanhar pedidos de ajuda que circulavam pela internet. Resgatou um aqui, ajudou outro ali, e quando percebeu já era referência entre protetores.

Em 2011, no dia 18 de janeiro –seu aniversário–, Alessandro conheceu Guerreiro. O pitbull estava amarrado em um poste na estrada do Alvarenga, que liga São Paulo ao ABC, com os dentes quebrados, arame farpado no corpo e outros sinais de maus-tratos.

O cão ficou dois meses internado e mais seis em recuperação. E então ganhou o coração do dono.

De lá para cá, Alessandro resgatou cerca de 270 bichos. A maioria pitbulls, mas não só. "Se eu chego ao local e tem um vira-lata, levo também", conta. O gasto mensal com os animais –a maioria doentes e precisando de tratamentos caros– bate R$ 25 mil. O dinheiro vem em parte de doações, em parte do próprio bolso.

Até por isso, o protetor é rigoroso na hora de escolher um novo lar para seus tutelados. Não adianta mandar mensagem no WhatsApp –se quer mesmo, tem que ligar. E tem que ir até o hotel onde os cães ficam abrigados. Porque não é a pessoa que escolhe o animal, é o animal que escolhe a pessoa, diz ele.

"Já entrei em muita favela e até arranquei portão para resgatar cachorro. Mas pegar o animal tão humilhado e o ver resgatar a dignidade, voltar a ser o que era, não tem preço."

*

ALESSANDRO DESCO

  • Mora no Jardim Marajoara (zona sul)
  • Já resgatou 270 cães, a maioria pitbulls
  • É tutor de Guerreiro, vítima de maus-tratos

*

Mais histórias inspiradoras

Publicidade
Publicidade