Publicidade

carreira executiva

Jovem líder aprende na prática a separar o pessoal do profissional

Um terço dos brasileiros (30,5%) de 25 a 34 anos é dono de negócios próprios em estágio inicial. Ou seja, resolveram enveredar pelo empreendedorismo.

Os dados fazem parte do levantamento Global Entrepreneurship Monitor 2017. O índice corresponde a 10,5 milhões de jovens empresários, o maior contingente entre as cinco faixas etárias contempladas. O segundo lugar é ocupado pelo bloco anterior, 18 a 24 anos, com 20,3%, o equivalente a 5,2 milhões de pessoas.

Com presença significativa no universo das startups, esses empreendedores tendem a exercer desde cedo posições de liderança nesse ramo.

A companhia cresce, e o empresário, que muitas vezes respondia sozinho pelo negócio, passa a contar com uma equipe de colaboradores.

A natureza dessa transição impactará o início da trajetória do agora chefe, impondo desafios principalmente no convívio com os outros.

Divulgação
Daniel Murta, 27, diretor de tecnologia da Looqbox
Daniel Murta, 27, diretor de tecnologia da Looqbox

Isso porque, antes, as atenções do empreendedor estavam voltadas quase exclusivamente para o desenvolvimento do produto ou serviço.

De acordo com Fabio Appolinário, professor da HSM e doutor em psicologia, nesse estágio, o líder não se enxerga como tal e "não sabe como gerenciar conflitos e visões divergentes na equipe".

Esse cenário se assemelha à trajetória da plataforma Looqbox, lançada em dezembro de 2013 pelos irmãos Rodrigo, 37, e Daniel Murta, 27.

O programa funciona como um buscador interno para negócios. Por exemplo, se o empresário quer saber qual foi o faturamento de determinado período em comparação com outro, basta digitar algo na linha "vendas em outubro x vendas em setembro".

Daniel, diretor de tecnologia da companhia, conta que, no fim de 2016, tinha uma equipe de cinco pessoas. Em 2017, eram dez e, agora, 23.

"Quando chegamos a 20 funcionários, tudo mudou. Começaram a surgir dúvidas e questões sobre feedback e planos de carreira, afirma.

Atualmente, a empresa tem 29 clientes, incluindo o supermercado St. Marche e a Via Varejo, responsável pelas operações de Ponto Frio e Casas Bahia. O faturamento é de pouco mais de R$ 300 mil por mês.

Lidar com a equipe da Looqbox, que tem idade média de 25 anos, é um "ponto bem delicado", acrescenta Daniel.

"Tem que ser muito honesto, dizer se gostou ou não gostou de determinada coisa. É preciso 'mandar na hora'. Se você deixar passar algo pequeno, vai ficar remoendo e pode ficar ruim no futuro", diz.

Para Appolinário, por muitas vezes não terem história de vida e repertório de experiências de trabalho, o jovem líder do mundo das startups busca referências na vivência anterior, a faculdade.

No mundo universitário, seus amigos são as pessoas de quem ele gosta, com quem tem afinidade. Esse modo de pensar, no entanto, não é compatível com a nova forma.

"Ele vai, provavelmente, confundir as coisas. No trabalho, o critério é outro, é preciso olhar a atuação da equipe pelo ângulo da competência, não pelo fato de o colaborador ser meu 'brother'. O 'brother' talvez não seja o mais competente", afirma o professor.

No curso de liderança para jovens talentos da FGV-SP, os alunos têm aulas sobre tipos psicológicos, com base nos estudos de Carl Jung (1875-1961).

O intuito é aprofundar a dimensão do humano, segundo José Alvaro Filho, professor do programa. Com esse conhecimento em mãos, o líder pode adequar seu discurso ao perfil do colaborador, aumentando suas chances de sucesso.

É também uma tentativa de promover o autoconhecimento. "Sem isso, você não tem repertório para lidar com as outras pessoas", diz José Alvaro.

O professor nota que, atualmente, há um grande interesse nesse tipo de matéria. Antes, excelência e alta performance eram o foco.

Uma das abordagens de Daniel em relação à equipe é procurar se colocar na posição da pessoa, "para ver se ela pega o nosso ponto de vista". "Os novos se saem bem quando a gente consegue dar um direcionamento legal."

Mesmo assim, ele diz tentar deixar claro que não tem todas as respostas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade