Publicidade

melhores lugares para morar

Moradores da zona oeste são os mais satisfeitos de São Paulo, diz pesquisa

A zona oeste é a melhor região para viver na cidade de São Paulo. Ao menos para 63% de seus próprios moradores, segundo levantamento feito pelo Datafolha.

Já para os paulistanos de um modo geral, a região é a última nesse quesito (13%), de acordo com a mesma pesquisa, realizada entre 10 e 12 agosto com 493 pessoas. A zona sul lidera, com 32%.

A opinião dos moradores tem sua razão de ser. Atendida por três linhas de metrô, a zona oeste apresenta uma boa infraestrutura de transporte, importantes museus e centros culturais –incluindo o Tomie Ohtake e o Museu da Imagem e do Som– e vida noturna disputada.

O que atraiu a atenção da construtora Kauffmann para a região, no entanto, foi o Parque do Povo, aberto em 2008.

"O que faz o nosso empreendimento ser verdadeiramente diferenciado é a proximidade com o parque", diz Luiz Roberto Kauffmann, diretor da empreiteira, referindo-se ao edifício Celebrity Itaim Bibi, na rua Dr. Mário Ferraz, que foi construído a 800 metros da área verde.

A proximidade de centros de negócios é outro fator que atrai moradores para a região. "Os compradores geralmente são jovens solteiros em ascensão profissional, muitos deles do ramo financeiro, que querem morar próximo da avenida Faria Lima", afirma Kauffmann.

"Eles querem, basicamente, morar bem e ter acesso a facilidades", acrescenta.

TUDO A PÉ

"Aqui a localização é bem central, consigo fazer tudo a pé, desde ir ao trabalho até aproveitar o final de semana", afirma ela, que encara quase uma hora de caminhada até o trabalho.

A centralidade do bairro também atraiu a construtora You, Inc, que já lançou mais de 650 apartamentos na zona oeste e agora está construindo dois empreendimentos a poucos metros de distância um do outro, em Pinheiros: o You Collection João Moura e o You Collection Alves Guimarães.

Para Rodrigo Guedes, diretor comercial da construtora, o fácil acesso ao transporte e a importantes vias de circulação é fundamental na hora de conquistar compradores, mas há algo a mais.

"O público dessa região quer morar em um lugar alinhado com seu estilo de vida. São bairros que proporcionam aos seus moradores diversas opções de restaurantes, lojas e eventos culturais."

Marcelo Justo/Folhapress
Prédio em construção ao lado do Parque do Povo, na Chácara Itaim, zona oeste de SP
Prédio em construção ao lado do Parque do Povo, na Chácara Itaim, zona oeste de SP

PRESERVAÇÃO

Se novos moradores flertam com a região pela sua oferta de atividades no fim de semana, o apego de outros é mais antigo.

A presidente da Associação de Amigos e Moradores do Bairro de Sumaré, Lucia Tavares, 52, vive lá desde que tinha oito anos, com alguns intervalos morando em outros locais.

"Cresci numa época em que se brincava na rua, então tenho o bairro como uma extensão da minha casa", diz.

"Ele ainda é muito arborizado, com muitas praças, coisas que a gente não encontra mais com muita facilidade", afirma ela, que luta pela manutenção das características antigas do Sumaré.

"O foco da nossa associação é a preservação do bairro, das suas áreas verdes e da sua ocupação residencial."

Ela estima que aproximadamente 20% dos moradores contribuam de alguma maneira com a associação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade