Publicidade

Feicon

Tons terrosos dominam lançamentos de tinta em feira de construção em SP

Quando a Feicon Batimat abrir as portas, no dia 9 de abril, o setor reservado aos fabricantes de tintas, vernizes e acessórios terá um arco-íris de lançamentos. Os tons terrosos, porém, devem sobressair.

No estande da Suvinil, que lança 32 tonalidades novas na cartela de 2019, a cor em destaque chama-se "quentão" -um amarelo queimado que lembra mostarda.

No espaço da Eucatex, outro tom terroso, batizado de "especiaria antiga", será a estrela. Definido como cor do ano em parceria com a consultoria Tendere, é uma combinação de rosa e vermelho desbotado inspirada em temperos como pimenta, canela e anis-estrelado.

"A mistura das paletas rosada e nude representa a fusão entre as culturas oriental e ocidental", afirma Patrícia Sant'Anna, da Tendere.

A Sherwin-Williams também aposta nos tons terrosos para 2019. A marca elegeu o caverna, um marrom claro e avermelhado.

De acordo com a gerente de marketing da marca, Patrícia Fecci, a cor oferece inúmeras possibilidades. "Pode ser pano de fundo de uma sala de jantar, traz aconchego para a cozinha e fica perfeita combinada a cerâmicas, pedras, couro e madeira", sugere.

Já a cor do ano da Coral, o "creme brulée", pode ser descrito como uma tonalidade de âmbar que parece mel.

Segundo o arquiteto Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, em São Paulo, os tons terrosos prometem continuar em alta por um bom tempo. E eles vão muito além dos beges e marrons.
"Cores invernais mais fechadas e opacas, como o rosa envelhecido, também fazem parte desse estilo", afirma.

Para a arquiteta Karina Korn, tonalidades neutras e suaves servem de base para diversas composições. "Combinam com vinhos profundos, magenta, preto e azul", diz.
Apesar da supremacia dos terrosos, tons vibrantes ainda têm espaço garantido.

A Iquine, que também estará na Feicon, elegeu como cor do ano um tom de púrpura, batizado de "quilombo". Escolhida em conjunto com a consultoria londrina Material Color, a tinta estará disponível nos acabamentos fosco, acetinado, semibrilho, alto brilho e fosco aveludado.

O "living coral", eleito a tonalidade do ano de 2019 pela Pantone -empresa responsável pela catalogação de cores- está na feira e não deve sair de cena tão cedo.

"Dentro desse tom de coral, temos outras nuances que seguem o mesmo espírito. Não chegam a ser tão vibrantes como o amarelo e o verde, que estiveram em alta anos atrás, mas trazem otimismo e alegria em uma leitura mais calma", diz a arquiteta Cristiane Schiavoni, de São Paulo.

De acordo com Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil, a marca quer mostrar ao consumidor que, quando o assunto é cor, não é preciso se preocupar com certo ou errado. "Cores carregam histórias. Um mesmo tom pode representar agitação para uns e liberdade para outros", exemplifica Hosken.

Uma das palestras que ocuparão o estande da Suvinil será da consultora de cores Ana Kreutzer. No dia 9 de abril, às 14h, ela vai falar sobre a influência de diferentes tons na vida dos consumidores.

Na indústria de tintas, o tema é assunto dos mais sérios e está na raiz dos estudos que baseiam a elaboração dos catálogos de tendências.

"É um trabalho que mistura ciência, psicologia e design. Os especialistas monitoram pequenos sinais de comportamento e os traduzem em tonalidades", explica Eduardo Moretti, diretor-executivo da Tintas Iquine.

Para Renato Andrade, a escolha da cor altera até a experiência que cada um tem dentro da própria casa.

"Sensações como tranquilidade e alegria podem ser estimuladas a partir de determinadas paletas", afirma.

Cores novas não serão o único assunto nos estantes da indústria de tintas. Os fabricantes vão aproveitar a feira para apresentar fórmulas cada vez mais tecnológicas.

A Eucatex lança a Super Premium, com proteção contra mofo, fungos e algas, e a Protege Acrílico Premium, com fórmula antimofo, que promete deixar o ambiente livre do cheiro de tinta em três horas.

No estande da Suvinil, será possível conhecer produtos que reproduzem outras texturas, caso da tinta que imita cimento queimado; o novo esmalte Sempre Branco, que promete não amarelar com o tempo; e a linha acrílica Limpeza Total, que combina o acabamento fosco com a facilidade de limpeza.

Entre os lançamentos da Iquine estão o esmalte de secagem rápida Dialine Topa Tudo, com fórmula à base de água de baixo odor e resistente a fungos; e a tinta látex Delanil Rende Muito, com aditivos antimofo e bactericida, que promete rendimento de cem metros quadrados por galão (ou de 500 metros quadrados por latão).

Feicon Batimat

De 09 a 12 de abril, das 10h às 20h, na São Paulo Expo, km 1,5, da rodovia dos Imigrantes, na Vila Água Funda. O evento é exclusivo para profissionais da área de construção civil. O credenciamento pode ser feito gratuitamente pela internet em qualquer um dos dias (https://www.feicon.com.br/Credenciamento ). No local, o ingresso custa R$ 55

Publicidade
Publicidade
Publicidade