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Cruze bate Golf em teste de únicos hatches médios feitos no país

Chevrolet Cruze e Volkswagen Golf são os dois únicos hatches médios produzidos atualmente no Brasil. Tanto nas ruas como nas fábricas, o segmento que já foi símbolo de status perdeu espaço para os SUVs compactos.

Feito em São José dos Pinhais (PR), o modelo da Volks teve 3.070 unidades emplacadas em 2018, segundo a Fenabrave (entidade que representa os distribuidores de veículos). No mesmo período, 49 mil jipinhos Hyundai Creta foram comercializados.

O Cruze se saiu um pouco melhor: 5.535 emplacamentos no ano passado.

A Chevrolet passa por um mau momento e alega ter tido prejuízo no Brasil nos últimos anos, apesar de liderar o mercado automotivo. Caso seu hatch médio vendesse bem, teria menos problemas: a versão mais em conta, LT, custa R$ 97,8 mil. É mais que o dobro do valor de um Onix Joy (R$ 45 mil).

Já a Volks parece não se importar com os resultados do Golf. Ralf Brandstätter, chefe mundial de operações da empresa, esteve nesta semana em São Bernardo (Grande São Paulo) para confirmar que o foco está nos SUVs e no segmento de compactos.

Apesar de distantes do topo das vendas, os hatches médios seguem superiores aos utilitários da moda, como mostra o teste Folha-Mauá.

Cruze e Golf oferecem mais itens de segurança. Ambos são equipados com airbags frontais e laterais em todas as versões, algo ainda raro entre osjipinhos. Além disso, os motores 1.4 turbo dos hatches avaliados foram suficientes para superar a maioria dos SUVs em desempenho e consumo.

O modelo da Volks é um exemplo de boa ergonomia. O motorista tem todos os comandos que importam em destaque, o que evita distração ao volante.

Na versão Highline, os bancos do Golf permitem viajar por muitas horas sem sentir cansaço. São semelhantes aos usados no sedã de luxo Passat.

O Cruze é mais esportivo por fora do que por dentro. A cabine é ampla e tem forrações claras na versão LTZ. Um botão no volante libera os comandos por voz: dá para escolher a música ou acessar o navegador GPS sem tirar as mãos da direção.

Conectividade também é ponto forte do Golf, que pode ser equipado com uma tela sensível ao toque semelhante a um tablet. O item faz parte do pacote premium, que custa R$ 9.900 e inclui "park assist" (comanda o volante e orienta o motorista nas manobras para estacionar), bancos elétricos e frenagem automática.

Com todos os itens disponíveis, o preço do Golf Highline chega a R$ 129.340. Com pacote semelhante na versão LTZ Plus, o Cruze custa menos: R$ 119.690.

Só o Chevrolet tem o serviço de atendimento ao cliente On Star. O sistema pode acionar socorristas caso perceba que o motorista sofreu um acidente ou enviar uma rota diretamente para o sistema de navegação. Os comandos são acessados por meio de botões instalados no retrovisor.

Em movimento, o rodar firme do Golf se destaca. É um carro pensado para quem gosta de dirigir esportivamente, gente que prefere curvas a retas. Suas reações são previsíveis e a carroceria pouco inclina nos trechos sinuosos, comportamento bem diferente do encontrado nos jipinhos.

O Cruze é voltado para o uso urbano, sua suspensão não se incomoda tanto com os buracos. Na estrada, o silêncio mesmo a 120 km/h revela o cuidado da marca com o isolamento acústico.

Os números de desempenho e consumo são quase idênticos, o que leva a decisão para os detalhes. O Chevrolet termina como vencedor por oferecer menor custo de compra nas versões comparadas e mais espaço interno, item importante para quem o utiliza como carro de família.

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Volkswagen Golf Highline
*Motor* Dianteiro, transversal, flex, turbo, 1.395 cm³, 150 cv a 4.500 rpm
*Transmissão* Câmbio automático de seis marchas
*Pneus* 225/45 R17 (opcional)
*Peso* 1.238 quilos
*Aceleração* 0 a 100 km/h, em segundos 9,1 (E) e 9,3 (G)
*Retomada* 80 km/h a 120 km/h, em segundos 5,9 (E) e 6 (G)
*Consumo urbano* em km/l 8,4 (E) e 11,8 (G)
*Consumo rodoviário* em km/l 13 (E) e 17,8 (G)
*Preço* R$ 112.190

Chevrolet Cruze LTZ
*Motor* Dianteiro, flex, turbo, 1.399 cm³, 153 cv (E) e 150 cv (G) a 5.200 rpm
*Transmissão* Câmbio automático de seis marchas
*Pneus* 215/50 R17
*Peso* 1.313 quilos
*Aceleração* 0 a 100 km/h, em segundos 9,1 (E) e 9,4 (G)
*Retomada* 80 km/h a 120 km/h, em segundos 5,9 (E) e 6,3 (G)
*Consumo urbano* em km/l 7,4 (E) e 10,7 (G)
*Consumo rodoviário* em km/l 13,2 (E) e 17,5 (G)
*Preço* R$ 109,3 mil

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