O novo Peugeot 208, principal atração da marca francesa no Salão do Automóvel de Genebra, chega ao mercado brasileiro no próximo ano. A montadora ainda não confirma detalhes de produção, mas o hatch compacto deve ser feito na Argentina.
Patrice Lucas, presidente da PSA Peugeot Citroën na América Latina, afirma que, a partir de 2020, carros produzidos na fábrica de El Palomar usarão a nova plataforma global da marca.
"Esses produtos serão confirmados no momento oportuno", diz o executivo.
O 208 atual é montado em Porto Real (RJ). Com a mudança, a fábrica nacional do grupo PSA deve se concentrar na produção de jipinhos.
Com quatro metros de comprimento, o novo compacto da Peugeot é apenas 0,8 cm maior que o antecessor e 30 quilos mais leve.
No Brasil, o futuro 208 deverá manter o motor 1.2 flex de três cilindros usado atualmente e também uma versão turbo. Na Europa, o carro terá opção elétrica capaz de percorrer 340 quilômetros até pedir recarga.
O lançamento do compacto vai redefinir o papel da Peugeot na América do Sul. A marca passa por um bom momento na Europa, mas sofre com os resultados ruins na Argentina, mercado em que está entre as líderes.
No Brasil, a marca tem recuperado a rentabilidade ao investir em produtos de maior valor. Seus maiores sucessos atualmente são os utilitários 2008 (a partir de R$ 70 mil) e 3008 (R$ 161 mil).
O Salão do Automóvel de Genebra será aberto ao público na quinta (7).