Publicidade
Publicidade

João Gomes Jr. raspa em recorde e é destaque na manhã do Troféu Maria Lenk

O peitista João Gomes Júnior foi o grande destaque nesta sexta-feira (15), primeira manhã de disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio, que é a última seletiva nacional para os Jogos Olímpicos em agosto. O torneio abre o novo centro aquático construído para o megaevento.

O nadador do Esporte Clube Pinheiros foi o melhor nas eliminatórias dos 100 m peito, com a marca de 59s06. O tempo é apenas três centésimos inferior ao recorde sul-americano da prova, que pertence a Henrique Barbosa desde 2009.

Gomes obteve índice para a Olimpíada, mas a vaga só será selada na tarde desta sexta. Felipe França, que marcou 59s56 pela manhã, é o outro nadador do país por ora garantido nos Jogos.

Ele é ameaçado, porém, por Pedro Cardona, de apenas 20 anos, que nesta manhã obteve sua melhor marca pessoal (59s77).

"Agora, eles têm de correr atrás de mim. Eu lutei para isso e estou conquistando meu objetivo. A minha marca na cabeça é o ouro olímpico. É o único número que eu vejo", disse Gomes.

Ele afirmou que na final da prova pretende nadar abaixo dos 59s, o que ele avalia como necessário para entrar na briga por medalha olímpica. Até esta sexta, seu melhor tempo era 1min00s00.

"Estou mais maduro, mais consciente do que tenho que fazer", comentou.

Nos 100 m borboleta feminino, Daiene Dias (58s04) e Etiene Medeiros (58s49) nadaram abaixo do índice para a distância, que ainda não tinha nenhuma brasileira assegurada. Elas tentarão confirmar suas vagas à tarde –as finais começam às 17h30, com transmissão do SporTV.

"Queria o índice, mas achei que poderia ter nadado um pouco mais rápido", disse Etiene, cujas especialidades são os 100 m costas e os 50 m livre. "Mas dá confiança para as outras provas que tenho pela frente".

Daiene saiu da piscina eufórica. "Sabia que tinha que socar muito a bota para conseguir essa vaga. Estou muito feliz", afirmou.

Nadador em ascensão no país, Brandonn Almeida foi o melhor nas eliminatórias dos 400 m medley, evento para o qual já tem índice. Ele completou a distância em 4min23s87, e espera melhorar bastante o registro na final.

"Nadei bem tranquilo. Acho que foi uma boa estreia. Quero ser o primeiro brasileiro oficialmente classificado para a Olimpíada na natação", contou.

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade