Publicidade
Publicidade

Nadadores elogiam piscina olímpica, mas criticam temperatura e área descoberta

O primeiro dia de disputas do Troféu Maria Lenk, nesta sexta-feira (15), no Rio, marcou a abertura competitiva do novo centro aquático construído para os Jogos Olímpicos do Rio.

A estrutura da piscina chamou a atenção dos atletas, mas também houve algumas ressalvas devido ao fato de a instalação não estar finalizada.

Faltam, por exemplo, cobertura na piscina de aquecimento, contígua à principal, e refrigeração na maior parte do edifício. A reportagem constatou a alta temperatura dentro da arena.

Em razão da dificuldade em concluir o centro aquático, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) cogitou transferir o evento para o Parque Aquático Maria Lenk, que também faz parte do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, mas existe desde 2007. No fim, a decisão foi manter o campeonato no centro recém-inaugurado.

"Tudo está muito lindo. Estou deslumbrado. É uma piscina de padrão de nível internacional e muito rápida", afirmou Brandonn Almeida, que tem índice olímpico para os 400 m medley.

"A estrutura é boa, parecida com a de outras Olimpíadas. Mas está bem quente lá fora [na piscina de aquecimento], por falta da cobertura", rebateu Daynara de Paula, que disputou nesta sexta os 100 m borboleta.

Detentora do índice dos 400 m medley feminino, Joanna Maranhão também achou a estrutura "bem quente". "Mas é muito bonita, apesar de ser um pouquinho menor do que arenas olímpicas de antes".

MELHORIAS

O diretor executivo da Fina (Federação Internacional de Natação), Cornel Marculescu, acompanha o Troféu Maria Lenk e afirmou que um sistema de ventilação artificial deve ser instalado dentro da arena, para os Jogos, para aplacar o calor.

"Não é ar condicionado. Mas ventilação artificial [que está em estudo]", disse ele.

O dirigente comentou que em fevereiro houve uma reunião com o comitê organizador dos Jogos do Rio e com a prefeitura do Rio, que arcará com os custos da implementação do sistema caso seja aprovado. A piscina de aquecimento será coberta até agosto.

A Fina foi muito crítica aos organizadores do megaevento por causa da capacidade da instalação (que tem oficialmente 18 mil lugares, mas apenas cerca de 13 mil ingressos serão comercializados devido a contingenciamento).

Marculescu enfatizou que houve algumas melhorias. "A qualidade da luz, branca, é fantástica. Será um lugar fantástico à noite", afirmou. As eliminatórias da natação olímpica ocorrerão às 13h e as finais, às 22h.

"Nossa preocupação é fazer, nestas condições, a melhor competição possível. Que os atletas fiquem felizes, hajam muitos recordes, muito público e audiência. Mas estamos realistas. É preciso fazer muito trabalho, mas há tempo para isso".

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade