Publicidade
Publicidade

Obra de metrô para Rio-2016 não pode ter mais atrasos, diz secretário de Transporte

A menos de dois meses da abertura da Olimpíada, o secretário de Transporte do Estado do Rio, Rodrigo Vieira, disse, nesta quarta-feira (15), que não pode haver mais atrasos na execução das obras da linha 4 do metrô, construída para os Jogos. A linha vai ligar a Barra da Tijuca, onde fica o Parque Olímpico, a Ipanema.

"Não existe possibilidade de mais atrasos, mas estamos confiantes de que vamos entregar a linha no dia 1º de agosto", disse o secretário.

Ele participou nesta quarta da inauguração da estação São Conrado, a segunda de seis a ser inaugurada –a primeira foi a da praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que foi entregue em maio.

Li Ming/Xinhua
Obras na linha 4 do metrô do Rio
Obras na linha 4 do metrô do Rio

A linha inteira deveria ter sido inaugurada no início deste ano.

Para ser concluída, ainda depende de R$989 milhões, que serão emprestados ao Estado pelo governo federal.

Segundo o secretário, o presidente interino, Michel Temer, assegurou, em visita ao Rio na terça-feira (14), que a verba estará disponível no início da próxima semana.

A estação da Gávea não ficará pronta para os Jogos. Ela só será inaugurada no final de 2017.

A obra está sendo realizada por consórcio que inclui as construtoras Odebrecht, Queiroz Galvão, Carioca Engenharia, Servix e Cowan.

O secretário afirmou que a linha estará funcionando e aberta para passageiros no dia 1º de agosto. Até o final da Paraolimpíada, no dia 18 de setembro, ela só poderá ser usada por pessoas que vão participar dos Jogos –aqueles que apresentarem ingressos ou credenciais. Nesse período, funcionará de 7h a 1h.

Para chegar ao Parque Olímpico, os passageiros terão que desembarcar na estação Jardim Oceânico, na Barra, e pegar o BRT até o local.

A partir de então, a linha funcionará em horário limitado, das 11h às 15h, para o público geral.

"Nenhum sistema de transporte é inaugurado em plena capacidade", afirmou o secretário, que disse que a linha deve passar a funcionar em horário comercial até o fim deste ano.

PLANO B

O secretário confirmou que a prefeitura elaborou um plano de transporte alternativo que não conta com a linha 4, caso ela não fique pronta até a Olimpíada.

"Qualquer projeto de grande envergadura precisa de planos alternativos, mas o Estado está confiante que entregará a linha no dia 1º de agosto. O erro seria não ter plano B", disse o secretário.

Segundo o secretário, a linha fará o trajeto Barra - Ipanema em 13 minutos e Barra - Centro, em 30.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade