Publicidade
Publicidade

Dos porta-bandeiras brasileiros nos Jogos, um terço subiu ao pódio na mesma edição

Na história da Olimpíada, um terço dos esportistas brasileiros escolhidos para carregar a bandeira na cerimônia de abertura conquistaram medalha na edição dos Jogos em que tiveram essa incumbência.

O Brasil esteve presente em 21 edições da Olimpíada, a primeira em Antuérpia-1920.

Afrânio da Costa (1892-1979), do tiro esportivo, foi o porta-bandeira nos Jogos belgas. E conquistou duas medalhas: uma prata, em competição individual, e um bronze, com a equipe.

Depois de Afrânio, outros cinco brasileiros (um deles, duas vezes) subiram ao pódio na Olimpíada em que seguraram a bandeira do país no desfile de abertura. 

O último deles foi o iatista Robert Scheidt, detentor do maior número de medalhas do Brasil em Jogos (cinco, ao lado de Torben Grael, também da vela). Ele ganhou a prata em Pequim-2008, na classe star.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Joaõ Carlos de Oliveira, o João do Pulo (1954-1999), medalhou em duas Olimpíadas, sempre no salto triplo: um bronze em Montréal-1976 e outro bronze em Moscou-1980. Em ambas, foi o porta-bandeira. 

Apenas uma vez o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio com um atleta responsável pela bandeira na cerimônia inaugural: Torben, em Atenas-2004, na classe star.

Caso a pentatleta Yane Marques, 32, a eleita para ser a porta-bandeira na noite de sexta (5) no Maracanã, ganhe uma medalha no Rio, ela repetirá feito de Sandra Pires, bronze em Sydney-2000 no vôlei de praia.

Sandra é até hoje a única mulher a ter a honra de ser a porta-bandeira do Brasil em uma Olimpíada. Terá em breve a companhia de Yane, medalhista de bronze em Londres-2012.  

*

Brasileiros classificados para a Olimpíada

PORTA-BANDEIRAS MEDALHISTAS DO BRASIL
Antuérpia-1920 - Afrânio da Costa (tiro esportivo) - Prata e bronze
Tóquio-1964 - Wlamir Marques (basquete) - Bronze
Montréal-1976 - João Carlos de Oliveira (atletismo) - Bronze
Moscou-1980 - João Carlos de Oliveira (atletismo) - Bronze
Sydney-2000 - Sandra Pires (vôlei de praia) - Bronze
Atenas-2004 - Torben Grael (vela) - Ouro
Pequim 2008 - Robert Scheidt (vela) - Prata

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade