Publicidade
Publicidade

Às vésperas da abertura, presidente do COI diz que 'momento não é fácil'

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou nesta quinta-feira que alguns problemas apareceram de última hora e ainda não foram resolvidos para os Jogos Olímpicos do Rio. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira, às 20h, no Maracanã

A grande dificuldade que atinge a organização da Olimpíada é financeira. A falta de dinheiro provocou alguns cortes de itens que estavam no orçamento. A cada dia, novos gastos imprevistos aparecem.

Na reunião do COI, nesta quarta, a crise ficou exposta, com diversos membros criticando problemas no Rio, como transporte, filas enormes em acesos, falta de decoração planejada, além das questões da Vila Olímpica, essas em sua maioria resolvidas.

Bach citou uma tensão existente, por conta do que ainda falta resolver, e diz esperar nunca mais passar por isso.

Ele lembrou da crise econômica do país, que diz ser a pior da história, além de defender o modelo trazido pelo comitê internacional. O COI não garante o evento financeiramente como a Fifa faz em partes, por exemplo, com a Copa do Mundo.

"Se o modelo resiste a testes de tensão, você vai perceber que é mais do que robusto. Vocês sabem a crise que o país está passando. Talvez seja a pior crise da história do Brasil. É uma crise que tem muitos desafios, como na área de saúde, na área ambiental também. Em todo lugar que olhamos vemos que há coisas faltando. Apesar disso, o Rio-2016 e a cidade transformaram o Rio e e conseguiram colocar os Jogos de pé", afirmou Bach.

"O COI sempre foi solidário com o Comitê Rio-2016. Não é um momento muito fácil agora, nesse exato momento, mas estamos dando toda a solidariedade. Vocês poderão dizer depois que o modelo financeiro sobreviveu a toda essa tensão e espero sinceramente que jamais tenhamos que enfrentar isso de novo no futuro", completou o presidente do comitê internacional.

Ainda assim, o alemão afirmou estar confiante para uma boa cerimônia e para que os Jogos façam sucesso.

"Tivemos alguns problemas de última hora, como em outras edições, é normal acontecer esse tipo de coisa. A cooperação entre o Comitê Rio-2016 e a prefeitura está indo muito bem. Estamos muito confiantes de que esses problemas serão resolvidos e de que teremos grandes jogos olímpicos aqui no Rio de Janeiro", finalizou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade