Publicidade
Publicidade

Mesmo com Iziane inspirada, Brasil perde para a Austrália no basquete

A seleção brasileira feminina de basquete começou a Olimpíada do Rio com derrota.

Neste sábado (6), na Arena da Juventude, em Deodoro, o time comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa perdeu para a forte Austrália, por 84 a 66, pela primeira rodada do grupo A da competição.

A ala Iziane, que vinha de uma lesão muscular na panturrilha direita, foi o destaque do Brasil. Pelo menos até o intervalo.

Uma das jogadoras mais experientes da seleção, ela liderou o time nos primeiros 20 minutos, quando fez 18 pontos. Um ótimo sinal para uma atleta que ficou cerca de 20 dias sem treinar por causa da lesão e perdeu os últimos amistosos preparatórios para a Rio-2016.

É ainda mais alentador para Barbosa porque, do outro lado, estava uma seleção forte, segunda colocada no ranking da Fiba (Federação Internacional de Basquete), atrás apenas dos Estados Unidos.

Mas o jogo começou a mudar a partir do terceiro quarto, quando a Austrália colocou mais velocidade no seu ataque, se acertou na defesa e Iziane fez apenas um ponto.

O Brasil se descontrolou, errou muito nos arremessos e viu o rival marcar 22 pontos no período para virar o placar.

Depois disso, apesar do apoio da torcida, que compareceu em bom número, mas não lotou a Arena da Juventude, a seleção de Barbosa não teve forças para reagir.

Iziane apareceu pouco no último quarto e terminou o jogo com 25 pontos. A ala/pivô Clarissa contribuiu com dez pontos. Pelo lado da Austrália, a cestinha foi Cambage (20 pontos).

"A equipe jogou muito bem. Teve uma boa defesa e personalidade. O adversário é muito forte e é melhor do que a gente. Mas os 18 pontos de diferença no placar não refletem o que foi o jogo. Foi tudo igual até o terceiro quarto. O time sai mais confiante desta partida", disse o técnico brasileiro.

A Austrália mostrou o peso das quatro medalhas que conquistou nas últimas Olimpíadas. Obteve o bronze em Londres-2012 e a prata em Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

Com a derrota, o tabu de as brasileiras não vencerem as australianas nos Jogos persiste. Em um total de sete confrontos, foram sete derrotas.

Na próxima rodada, na segunda-feira (8), a seleção brasileira encara o Japão, às 17h30 (de Brasília), novamente na Arena da Juventude.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade