Publicidade
Publicidade

Opinião

Emissoras de TV mostram que o Brasil é o país do futebol (não olímpico)

Muitas vezes, a prioridade de um canal durante a Olimpíada não é olímpica, até em canal de esporte... até em emissora que gasta uma fortuna para ter os direitos de transmissão na TV aberta. Pelo menos, foi assim neste domingo (7), o segundo dos Jogos.

No fim da manhã, com várias modalidades se pegando em diferentes arenas, a ESPN gastou quase meia hora com o programa "Futebol no Mundo", um esquenta para as duas horas seguintes, com o duelo entre Manchester United e Leicester, pela final da Supercopa da Inglaterra.

Mesmo fã do futebol inglês, descordei da decisão. Poderiam transmitir a peleja apenas no on-line e deixar os canais da TV para os Jogos. Assim, contrariou seu próprio lema na competição ("não é transmissão, é vocação"). E, depois do jogo em Wembley, veio vôlei de praia, handebol, tênis (todos em ação) ou "Bate-Bola" com tudo sobre América-MG e Santos? Adivinha.

Já na Globo, depois de uma manhã olímpica, o horário dedicado ao futebol de domingo não falhou. Enquanto o Brasil empolgava no handebol masculino contra a Polônia e o vôlei de praia tinha uma estreia duríssima com Pedro Solberg e Evandro, a detentora da transmissão na TV aberta exibia... Santa Cruz e São Paulo.

Aos 30min do primeiro tempo, com 0 a 0 no placar, o jogo foi interrompido para o grande momento do dia no judô, com Erika Miranda lutando pelo bronze (e perdendo). Curiosamente, quando a partida de Recife voltou, o time do Morumbi tinha marcado. Ou seja, o torcedor do São Paulo perdeu a medalha e o gol de seu time. No mesmo horário, a Record passava seu "Hora do Faro", e a Band, que bem antes da TV fechada reinou como o canal do esporte, honrou suas tradições, deixou o Brasileiro de lado e exibiu a vitória do Brasil sobre a Polônia no handebol masculino. Ponto pra eles.

Depois do futebol, a Globo continuou com o "Domingão do Faustão" (Deus nos livre de um domingo sem Faustão). A ESPN trazia outra edição do "Bate-Bola".

Resposta do dia: Daniele Hypólito. Após fazer uma boa performance na trave, Dani caiu na prova do solo. Ainda enquanto esperava a nota, pediu desculpas para o público em casa, pela câmera, e foi ovacionada pelo ginásio. No fim da participação, foi entrevistada pelo repórter do SporTV, que pediu a ela que comentasse a queda. "Ao invés de ressaltarem as coisas boas, vocês só falam de queda", rebateu, ainda questionando porque não perguntam da trave (na qual ela foi bem). Foi o famoso duplo twist carpado... na cara do repórter.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade