Publicidade
Publicidade

Vítima de racismo, Rafaela Silva evitou a internet antes da medalha

Rafaela Silva, primeira campeã olímpica do Brasil na Rio-2016, revelou nesta segunda (8) que evitou entrar na internet antes da competição. "Não estava tendo muito acesso justamente por causa desses comentários", disse, em referência ao episódio ocorrido logo após sua eliminação na Olimpíada de Londres, quando sofreu injúria racial de internautas que a criticavam pela derrota.

Rafaela, à época, respondeu os comentários racistas com ofensas pesadas e acabou advertida pela Comitê Olímpico Brasileiro, que também lamentou o fato provocador. Nesse momento, a judoca chegou a pensar em desistir da carreira, momento bem diferente do de agora.

"Estava com um foco muito definido, que era me concentrar bem, fazer uma boa competição e não ligar para qualquer comentário, porque a gente via que tinha alguns desnecessários. Falavam que lugar de macaco é na jaula e não na Olimpíada", contou. Para ela, absurdo ainda maior em um esporte que tem o francês campeão olímpico Teddy Riner como sua grande estrela. "Ele é o ícone do meu esporte e ele é negro."

Questionada se queria mandar um recado a seus detratores, Rafaela disse que não. "Não tem recado, só tem a medalha no meu peito."

*

PREPARAÇÃO
"Foi fundamental porque eu cai bastante no ranking. Em 2013 fui campeã mundial, estava como primeira. Em 2014, fui quinto. No ano seguinte, perdi na primeira luta. Então, não vinha bem, mas nesse último ano me dediquei bastante, tinha um objetivo, que era representar bem o povo brasileiro e se Deus quiser sair com uma medalha. E hoje a medalha está aqui."

DESISTIR DA CARREIRA
"Eu conheci a Nell Salgado, que trabalha como voluntária no Instituto Reação. Comecei a fazer o trabalho com ela, gostei. Ela me fez uma pergunta simples: se eu me imaginaria daqui dois anos fora do judô. E aí que caiu minha ficha e eu voltei a treinar."

MOTIVAÇÃO
Judô é a minha vida. Comecei aos cinco anos, não tinha objetivo, só queria brincar como todas as outras crianças. Depois que comecei a levar a sério, a ganhar competições, imaginei que eu poderia estar em uma Olimpíada."

TORCIDA
"Os adversários sentiram a pressão. Eu não podia decepcionar todas essas pessoas."

REDES SOCIAIS
"Eu não estava tendo acesso à internet para evitar. Procurei me concentrar bem, fazer uma boa competição e não ligar para os comentários. A gente via que eram comentários desnecessários."

CRÍTICOS
"Falaram que eu era uma incógnita."

RESPOSTA AOS DETRATORES
"Não tem recado, só tem a medalha no meu peito."

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade