Publicidade
Publicidade

Seleção busca vaga na semi e recorde de vitórias em 1º mata-mata da Olimpíada  

Eduardo Anizelli/Folhapress
Micale conversa com Neymar (esq.) e Marquinhos
Micale conversa com Neymar (esq.) e Marquinhos no último treino antes do jogo contra a Colômbia

A seleção brasileira vai tentar neste sábado (13) garantir a vaga na semifinal e estabelecer o novo recorde de vitórias na história do torneio olímpico de futebol.

Se ganhar da Colômbia, no Itaquerão lotado, o time nacional vai superar a Itália e vencerá pela 33ª vez nas 12 edições de Jogos Olímpicos que disputou. 

A dúvida do técnico Rogério Micale é o atacante Neymar. Com dores no tornozelo direito, o principal jogador do time brasileiro terá que fazer um teste na tarde deste sábado (13) para confirmar a sua escalação no primeiro mata-mata da Olimpíada do Rio.

Ele sofreu uma entorse leve no tornozelo no final da vitória diante da Dinamarca, na quarta (10), em Salvador, e realiza tratamento médico desde então.

Na sexta, Neymar ainda caminhava com dificuldade e ficou de fora do único treino para a partida, realizado no centro de treinamento do Corinthians. 

O atacante do Barcelona é o principal trunfo da seleção na disputa pela inédita medalha de ouro, embora não tenha sido ainda protagonista da equipe no torneio. 

Se for liberado pelos médicos para entrar em campo em São Paulo, Neymar vai enfrentar um adversário que o tirou da Copa do Brasil e da Copa América do Chile, em 2015.

No Mundial-14, ele fraturou uma das vértebras nas quartas de final após receber uma joelhada do lateral colombiano Zuñiga e ficou de fora do restante da competição. Depois dali, a seleção só perdeu no torneio (Alemanha, por 7 a 1; e Holanda, por 3 a 0 ).

No ano passado, Neymar brigou com os colombianos no final da partida após a derrota da seleção em Santiago e foi punido por quatro partidas.

"Isso tudo fica no passado. Já tiramos as lições daqueles episódios. Agora é Olimpíada. É tudo diferente", disse o técnico da seleção, Rogério Micale, que está otimista em contar com o atacante do Barcelona em Itaquera.

Segundo lugar no seu grupo nos Jogos do Rio, a Colômbia não conta com nenhum jogador que disputou a Copa América ou o Mundial. 

FREGUÊS HISTÓRICO

Apesar da disputas equilibradas nos últimos anos, os adversários deste sábado são fregueses do Brasil. A seleção coleciona 17 vitórias, contra três derrotas e oito empates.

O jogo entre as duas seleções no Itaquerão será o primeiro na história do torneio olímpico.
Micale disse que vai manter a formação ofensiva. Se Neymar conseguir jogar, ele vai escalar a equipe com quatro atacantes, como aconteceu em Salvador, na quarta. Na Fonte Nova, a seleção goleou a Dinamarca, por 4 a 0.

"Mudar o conceito agora, sem tempo para trabalhar, é complicado", explicou Micale.

Se Neymar ficar de fora, o volante Thiago Maia voltaria ao time e Luan ficaria no ataque.

Nesta formação, Thiago Maia, Wallace e Renato Augusto formariam o meio-campo. Já o ataque ficaria com Gabriel, Luan e Gabriel Jesus.

*

FICHA TÉCNICA
Brasil: Wéverton; Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; William,  Renato Augusto e Luan; Gabriel (6), Neymar (Thiago Maia) e Neymar. Técnico: Rogério Micale

Colômbia: Cristian Bonilla; Helibelton Palacios Deivy Balanta, William Tesillo, Cristian Borja; Sebastián Pérez, Wilmar Barrios, Kevin Balanta; Teófilo Gutiérrez, Dorlan Pabón e Harold Preciado. Técnico: Carlos Alberto Restrepo

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Local: Itaquerão
Horário: 22h

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade