Publicidade
Publicidade

Alison e Bruno vão às quartas; Pedro e Evandro são eliminados por russos

Os brasileiros Alison Cerutti, 30, e Bruno Schmidt, 29, passaram para as quartas de final do vôlei de praia ao vencer por 2 a 0 (24/22; 21/13) os espanhóis Herrera/Gavira na manhã deste sábado na arena de Copacabana.

Eles enfrentam agora na Rio-2016 os vencedores do confronto entre os americanos Dalhausser/Lucena e os austríacos Huber/Seidl, que jogam a partir de 23h59.

A outra dupla do país, formada por Pedro Solberg, 30, e Evandro Júnior, 26, foi derrotada pelos russos Nikita Liamin e Dmitri Barsuk nas oitavas de final e foi eliminada. O placar acabou 2 sets a 1 para os russos, que saíram atrás mas conseguiram a virada (16/21; 21/14; 15/10).

ALISSON E BRUNO
O primeiro set foi equilibrado, com os brasileiros encontrando dificuldade para se manter um ou dois pontos à frente do placar.

O ponto final do primeiro período deixou os 6.000 espectadores presentes em expectativa em razão da definição por desafio eletrônico. Os espanhóis alegaram que Alison tocou na rede depois de cortada que daria o ponto vencedor aos brasileiros. Quando a câmera mostrou que não houve o toque, a torcida e os jogadores puderam comemorar o placar de 24 a 22.

No segundo set, vencido por 21 a 13, os brasileiros dominaram a partida. Alison fez seis pontos em bloqueios a ataques dos espanhóis e dois pontos diretos do saque. Por duas vezes, a bola bateu na pala da rede e caiu na quadra dos espanhóis. "As coisas deram mais certo no segundo set do que no primeiro. O bloqueio e o saque entraram melhor. As coisas têm seu tempo de acontecer", disse Alison.

Tony Gentile/Reuters
2016 Rio Olympics - Beach Volleyball - Men's Round of 16 - Beach Volleyball Arena - Rio de Janeiro, Brazil - 13/08/2016. Alison (BRA) of Brazil celebrates with Bruno Oscar Schmidt (BRA) of Brazil. REUTERS/Tony Gentile (BRAZIL - Tags: SPORT OLYMPICS SPORT VOLLEYBALL) FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: SIN103
Alison (à esq.) e Bruno comemoram vitória sobre espanhóis

A dupla adversária do Brasil só será conhecida na madrugada de domingo. Os brasileiros acreditam que os americanos Dalhausser/Lucena são os favoritos contra os austríacos Huber/Seidl.

"Tudo indica que vamos enfrentar um dos maiores jogadores de todos os tempos, medalhista olímpico. Nossa cabeça está focada nisso", disse Bruno. "Nosso caminho nunca foi fácil. Que venha o melhor", declarou Alison.

O norte-americano Phil Dalhausser, 36, ganhou a medalha de ouro no vôlei de praia em Pequim-08, quando seu parceiro foi o jogador Todd Roggers. Mas Dalhausser já fazia dupla com o atual parceiro, Nicholas Lucena, desde 2003 em torneios do circuito mundial de vôlei de praia. Dalhausser/Lucena têm três vitórias na Rio-2016, só tendo perdido um set.

PEDRO E EVANDRO

Depois de sofrerem para se classificar para a segunda fase, com duas derrotas e uma vitória na fase de grupos, Pedro e Evandro foram eliminados logo no primeiro confronto de mata-mata.

Pedro e Evandro começaram bem a partida, liderando todo o primeiro set, vencido até com facilidade por 21 a 16.

No segundo set, os russos reagiram, beneficiando-se de erros técnicos dos adversários. Um terço dos pontos russos surgiram de falhas dos brasileiros. Evandro tentou forçar o saque e errou por seis vezes. Os russos venceram o segundo (21 a 14) e o terceiro set (15 a 10), mantendo-se sempre à frente do placar.

"Cometemos erros grosseiros no segundo set. Eles tiveram confiança e tranquilidade que podiam virar o jogo e conseguiram. Paciência, só nos resta torcer para os demais brasileiros", disse Evandro.

Quase nove mil torcedores estavam presentes na arena de Copacabana. No terceiro set, com os brasileiros cinco pontos atrás, os torcedores começaram a gritar "eu acredito".

A equipe brasileira esboçou uma reação, mas os russos mantiveram o controle do jogo. "Foi o momento mais emocionante do jogo. Crescemos com a torcida, mas não deu", afirmou Evandro.

Pedro e Evandro afirmaram que devem manter a parceria para tentar a classificação para a olimpíada de Tóquio em 2020.

Os russos Liamin e Barsuk perderam o primeiro set, mas conseguiram se recuperar e superaram os brasileiros de virada.

A dupla da Rússia avança para enfrentar os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo pelas quartas de final.

A partida acontece na segunda (15), em horário ainda a ser definido.

Tony Gentile/Reuters
Depois de classificação difícil na primeira fase, Pedro e Evandro foram eliminados no primeiro mata-mata
Depois de classificação difícil na primeira fase, Pedro e Evandro foram eliminados no primeiro mata-mata

MULHERES
As duplas brasileiras do feminino já estão nas quartas de final. Ágatha Rippel e Bárbara Seixas chegarão à semifinal se vencerem as russas Ukulova/Birlova neste domingo, em horário ainda a ser determinado, provavelmente na parte da noite. Também no domingo, Larissa e Talita jogam contra as vencedoras do confronto das holandesas Meppelink/Van Iersel contra as suíças Heidrich/Zumkehr, que acontece a partir das 20h.

Calendário Olímpico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade