Publicidade
Publicidade

Jamaicana Elaine Thompson consegue a dobradinha e é ouro nos 100 m e 200 m

Com cara de susto, a jamaicana Elaine Thompson, 24, ultrapassou a linha de chegada na final dos 200 m rasos feminino na noite desta quarta (17).

Ela admitiu depois da prova que a dobradinha – na Rio-2016, também venceu os 100 m rasos, no sábado (13)— a surpreendeu.

Foram as primeiras medalhas olímpicas da atleta, que já roubou nessa Olimpíada o apelido de "Bolt de saias" da compatriota Shelly-Ann Fraser, bicampeã olímpica dos 100 m em Pequim-2008 e Londres-2012.

"É incrível, não imaginava que correria tão bem as duas provas. A Jamaica tem grandes velocistas, me sinto mais um deles", disse Thompson.

Pedro Ugarte/AFP
Thompson supera a holandesa Dafne Schippers na reta final dos 200 m
Thompson supera a holandesa Dafne Schippers na reta final dos 200 m

Usain Bolt se tornou uma lenda pelos ouros e pelos recordes, claro, mas também porque suas dobradinhas nos 100 m e 200 m em Olimpíadas não são comuns. Sempre há atletas especialistas na prova mais longa, mas Bolt dominou as distâncias nas duas últimas Olimpíadas, e deve repetir isso na Rio-2016.

Thompson segue no mesmo caminho. Com a dobradinha, ela conseguiu algo que somente a americana Florence Grifith-Joyner, recordista mundial, conseguiu, em Seul-1988.

Natural de Manchester, cidade a 97 km da capital Kingston, Thompson começou a correr na escola primária —na Jamaica, a corrida é ensinada como é o futebol no Brasil.

Talentosa, foi descoberta no começo da adolescência por Paul, o caça-talentos que é irmão de Stephen Francis, considerado o principal treinador dos velocistas na Jamaica.

Thompson apareceu com destaque em 2015, quando ganhou o ouro no revezamento 4 x 100 m com a Jamaica no Mundial de Pequim e a prata nos 200 m, que era sua especialidade.

Ela foi convencida por Francis a aprimorar sua largada para concorrer com as melhores velocistas nos 100 m. E conseguiu.

Thompson treina junto com Asafa Powell, ex-recordista mundial dos 100 m e medalhista no revezamento 4 x 100 m em Pequim-2008. Powell dizia antes da Olimpíada que Thompson assombraria o mundo.

Kai Pfaffenbach/Reuters
A jamaicana também venceu a prova de 100 m rasos
A jamaicana também venceu a prova de 100 m rasos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade