Publicidade
Publicidade

Após 23º lugar, Yane diz que vai testar o corpo por um ano antes de aposentadoria

A pentatleta Yane Marques, 32, disse que vai competir por mais um ano para testar o corpo antes de decidir se vai encerrar a carreira de atleta. Ela terminou em 23º no pentatlo moderno nesta Olimpíada, modalidade em que conquistou o bronze em Londres-12.

Atleta desde os 12, ela afirmou que pretende avaliar se ainda sente prazer na vida de "abnegação, muito esforço, dedicação, comprometimento, responsabilidade", como caracterizou sua carreira.

"Tenho o Mundial militar daqui a um mês, e depois vou descansar um pouco mais. Ano que vem vou fazer a temporada. A gente não pode sair do dez para o zero. Dormir atleta e acordar sedentária. É uma agressão muito grande para o corpo. O ano de 2017 vai ser um teste para mim. Se eu ver que eu não vivo sem isso, vou continuar a tentar Tóquio-20. Se eu perceber que a magia acabou, que não tem mais o sentimento, acho que o legado que eu deixei para o esporte já valeu a pena", afirmou ela.

Ela disse que se sente realizada com a divulgação do esporte promovido pela sua medalha na última Olimpíada. Porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura da Rio-16, Yane disse que as pessoas já a reconhecem na rua.

"As pessoas me reconhecem na rua. As pessoas sabem o que é pentatlo, que corre, atira, monta. Às vezes colocam uma bicicleta no meio. Mas está bom. Nosso esporte tem muito a oferecer. Queria que a geração Yane fosse substituída por uma melhor", afirmou ela.

A pernambucana atribuiu o mau resultado ao desempenho na prova de esgrima, um dos seus pontos fortes. Ela terminou em 21º nesta etapa da modalidade. Contudo, disse que seria difícil repetir a medalha obtida há quatro anos.

"Foi a pior esgrima da minha carreira. Mas o pódio seria muito difícil dentro dos bons resultados que elas fizeram", disse ela. A medalhista de ouro, a australiana Chloe Esposito, bateu o recorde olímpico da prova.

O pentatleta Felipe Nascimento, 23, tenta neste sábado (20) melhorar o seu desempenho no esporte. Ele terminou na penúltima colocação (35º) na primeira rodada da esgrima. Ele ainda disputa mais uma rodada da modalidade, hipismo, natação e a prova combinada (tiro e corrida).

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade