Publicidade
Publicidade

Tribunal nega recurso, e Rússia está excluída dos Jogos Paraolímpicos do Rio

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou nesta terça-feira (23) a apelação feita pela Rússia para que os atletas do país pudessem participar dos Jogos Paraolímpicos do Rio após o escândalo de doping que envolveu o esporte russo.

No último dia 7, o Comitê Paraolímpico Internacional já havia decidido suspender a delegação russa da Paraolimpíada.

"A Corte Arbitral do Esporte dispensou o apelo feito pelo Comitê Paralímpico russo contra a decisão do Corpo Governante do Comitê Paraolímpico Internacional do dia 7 de agosto de 2016", disse o tribunal através de uma nota. "Como consequência, a determinação do Comitê Paralímpico foi confirmada".

De acordo com o Tribunal, a decisão foi tomada por conta das "revelações relatadas sobre o sistema de doping na Rússia. O Comitê Paraolímpico Internacional suspendeu a associação do Comitê russo pela incompetência ao cumprir suas responsabilidades e obrigações junto ao Código Antidoping", explicou.

A decisão de banir a delegação paraolímpica russa é mais dura que a do Comitê Olímpico Internacional (COI), que preferiu delegar para cada federação esportiva a decisão sobre banir ou não atletas russos da Rio-16.

Em julho, um relatório da comissão independente da Wada apontou participação ativa do governo do país no encobrimento de casos de doping.

Elaborado pelo especialista legal canadense Richard McLaren, o relatório de Richard McLaren descreveu um esquema sofisticado de doping patrocinado pelo Estado russo e posterior acobertamento da prática entre 2011 e 2015 –principalmente durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, em 2014.

De acordo com o relatório, o Ministério do Esporte russo "dirigiu, controlou e supervisionou" a manipulação de amostras de urina dos atletas e fraudou resultados.

Chamada - Doping

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade