Publicidade
Publicidade

Com oito pódios no 3º dia, Brasil continua em quinto na Paraolimpíada

Com mais oito pódios na Paraolimpíada do Rio, o Brasil terminou o terceiro dia dos Jogos na quinta colocação do quadro de medalhas (no quesito ouro) e continua dentro da meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de terminar a competição entre as cinco primeiras potências.

Neste sábado (10), o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Ao todo, o país possui até aqui 19 medalhas (cinco de ouro, nove de prata e cinco de bronze).

O dia começou dourado para o Brasil. Pela manhã, Claudiney Batista, 37, conquistou o ouro no lançamento de disco. Ele fez a marca de 45,33m e ficou à frente do iraniano Alireza Ghaleh Nasseri e do cubano Leonardo Diaz.

Ministerio do Esporte
Rio de Janeiro,RJ,Brasil 10.09.2016 Claudiney Batista - Disco Foto: Ministerio do Esporte ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Claudiney Batista comemora a medalha de ouro no lançamento de disco

Ainda no Engenhão, desta vez no lançamento de dardo, Shirlene Coelho, 35, também levou o país no lugar mais alto do pódio. Ela não teve dificuldades para desbancar as adversárias e, com a marca de 37,57m, venceu as chinesas Na Mi (30,18 m)  e Qianqian Jia (29,87 m) , que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

Shirlene foi a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura. Antes dos Jogos, ela foi eleita para carregar a bandeira do país após concorrer com outros 17 atletas paraolímpicos –todos homens– e receber 20% dos votos.

O para-atleta Rodrigo Parreira foi o responsável por garantir a terceira medalha brasileira do dia no atletismo. Ele ficou com o bronze nos 100 m rasos.

Na natação, o nadador Daniel Dias, 27, ficou com o bronze nos 50 m borboleta e levou a sua terceira medalha na Paraolimpíada do Rio –ele já havia conquistado um ouro e uma prata.

Sergio Moraes/Reuters
2016 Rio Paralympics - Swimming - Men's 50m Butterfly - S5 - Olympic Stadium - Rio de Janeiro, Brazil - 10/09/2016. Daniel Dias of Brasil competes REUTERS/Sergio Moraes NO SALES. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: DOM209
O nadador Daniel Dias (baixo) durante prova dos 50 m borboleta

Outro brasileiro, Matheus Rheine conquistou o bronze no nado costas.

No judô, o Brasil conquistou três medalhas de prata. Antônio Tenório, 45, foi o destaque do país na modalidade -ele ganhou a sua sexta medalha em uma Paraolimpíada. Na final, o brasileiro foi derrotado pelo sul-coreano Gwanggeun Choi.
 
Outros brasileiros, Willians Araújo, 24, que perdeu para o uzbeque Adiljan Tuledibaev, e Alana Martins Maldonado, 21, derrotada pela mexicana Lenia Alvarez, também ficaram com a prata.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade