Conheça a Folha   Folha Online
 Português | Español | English  
Projeto Editorial 1986-1987, Setembro de 1986

A arte da boa edição

Os editores devem dividir seu trabalho de modo seletivo. O jornal tem que noticiar tudo o que sabe comprovadamente, de modo conciso, exato e completo. É a rotina. Mas tão importantes quanto essa rotina são os assuntos que a edição vai aprofundar e destacar.

São opções que é preciso assumir, com energia, no sentido de determinar o que será escolhido para receber tratamento jornalístico especial, com intenso trabalho de reportagem acoplado ao aproveiramento prioritário por parte da edição. Cada editoria do jornal deve noticiar o dia-a-dia de sua área de forma completa mas concisa e reservar seus altos de página para assuntos que o jornal estará explorando com exclusividade ou primazia, sempre com determinação e coragem editorial.

Precisamos agilizar os meios de informação interna na Redação, na sede e fora dela. Não é possível tomar decisões audaciosas com segurança se o que se tem são "flashes" parciais, tardios e, muitas vezes, inexatos. Não é possível que a reportagem e a edição voltem suas baterias par os mesmos temas, sob um mesmo enfoque, se não houver uma intensa afinidade intelectual e técnica entre editores e equipes. É ilusão crer que conseguiremos registrar todas as notícias corretamente e investigar a fundo os assuntos que a sensibilidade jornalística recomendar se esses conceitos não estiverem claros para todos e se os critérios de decisão não forem, por meio da crítica e da discussão internas, transformados em patrimônio geral.

Leia também:

Outros projetos
1981 - A Folha e alguns passos que é preciso dar
1984 - A Folha depois da campanha diretas-já
1985 - Novos rumos
1986 - A Folha em busca da excelência
1988 - A hora das reformas
1997 - Caos da informação exige jornalismo mais seletivo, qualificado e didático

 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).