HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
11/07/2005
Meditação é prática utilizada por empresas para combater o stress

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Na busca por uma estratégia de combate ao stress, responsável por vários conflitos e até mesmo problemas fisicos de profissionais, empresas investem em técnicas de meditação transcedental. A prática, que tem eficácia cientificamente comprovada, tem gerado resultados significativos no que diz respeito à qualidade de vida e ambiente de trabalho.

A prática faz com que o profissional experimente uma redução da excitação mental, que é base para um pensamento mais inteligente e criativo. “É uma técnica tão fácil que pode ser feita em qualquer lugar, porque não envolve concentração nem controle mental, e os efeitos vêm em apenas três dias”, afirma Klebér Tani, diretor da sociedade internacional de meditação.

“A meditação permite que o stress profundamente arraigado seja eliminado do sistema, resultando em uma saúde mais favorável. Ela tende a diminuir a insônia, a pressão arterial, a síndrome do pânico, o consumo de álcool e cigarros e doenças psicossomáticas”, explica Tani. A meditação permite em termos fisiológicos, um relaxamento até oito vezes mais profundo que o sono.

Fora isso, essa é a única técnica de meditação do mundo que tem respaldo científico, tanto que faz parte até do treinamento das Forças Armadas da Academia Militar de Agulhas Negras.

No dia-a-dia, o profissional consegue ser mais ágil mentalmente, de forma a encontrar mais rapidamente as respostas para os problemas. Ele também se sente mais apto física e mentalmente, mantém um melhor relacionamento com a empresa e colegas e seu nível de eficiência aumenta.

Empresas como o laboratório Canone, Banco Icatu, DPZ e Farmoquímica são apenas alguns exemplos de companhias que aderiram à meditação. A multinacional Farmoquímica aplica a prática há dois anos, todos os dias, durante 20 minutos, ao início e ao término do expediente para um grupo de 25 pessoas, composto por gerentes e diretores.

O diretor presidente da organização, Marcelo Geraldin, conta que não houve qualquer resistência por parte dos funcionários, que logo apoiaram a novidade. “Com a meditação conseguimos uma integração maior na equipe. Além disso é uma válvula de escape para o stress. No ambiente empresarial sofremos muita pressão por prazos e resultados, e com essa higiene mental, as pessoas têm mais disposição para o trabalho, o que resulta em mais qualidade de vida para os funcionários e, conseqüentemente, em aumento de produtividade”.

A procura pela técnica tem sido tão intensa que Tani aplicará palestras no eixo Rio-São Paulo para 30 presidentes de empresas no próximo mês.

   

NOTÍCIAS ANteriores
11/07/2005 Engenharia de Pesca tem bastante emprego, mas é pouco divulgada
11/07/2005 Empresa percorrem escolas para falar sobre empregabilidade
11/07/2005 Networking corresponde a 48% das contratações
11/07/2005 Empresa investe na formação e ascenção de garis
11/07/2005 Faap lança primeira pós-graduação em Artes Digitais no Brasil
08/07/2005 Empresas norte-americanas bonificam executivos que detectam novas lideranças
07/07/2005 Prefeitura do RJ e de SP promovem turismo entre as capitais
06/07/2005 Estudantes de medicina terão que passar por exame de habilitação para garantirem o diploma
05/07/2005 Ministério da Educação cria curso para gestores escolares