HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | QUEM SOMOS


Envie sua opinião

boca no trombone

"Quem vai melhorar este país somos nós",
Mauricio Antonio

"Por que Marta não fez a obra próximo da casa dela",
Marcio Coronato


palavra do leitor

"Aqui, o PT ganhou as eleições. Mas, sem sombra de dúvidas, perdeu a vergonha",
Pedro Bira

"Em breve, teremos um país vermelho de vergonha!",
Antonio Brandi


19/05/2006
Carta da semana

Marcola para presidente!

“Encontramos justamente o que procurávamos. Imprensados na correria do nosso dia-a-dia, nem passava por nossas mentes uma preocupação mais séria sobre o caminho que as coisas estavam tomando. Talvez, um ou outro comentário sobre a derrota do timão, ou quem sabe a nova namorada de Ronaldinho. Para os mais entendidos, talvez a nova onda fashion de Paris. Ademais, tempo só dava mesmo para o circuito T (Trabalho, TV e Tudo sobre o meu - não necessariamente nesta ordem).

Não é de se esperar que os acontecimentos fluam exatamente como desejamos. Ainda mais quando não nos diz respeito nem nos interessa. Ora, pensamos, a administração pública e nossas autoridades estão alocadas ou eleitas para o fim de nos comandar. Então relaxemos. O melhor é que realmente estejam bem locadas em suas funções, porque se o inverso acontece, descobriremos a nós e as autoridades debaixo do mesmo guarda-chuva da indiferença quanto ao que se passa em nossa volta (imagine quanto ao fronte!), e quem sabe esta até também ligada no circuito T (com certeza não naquela ordem)

Não! Impossível. Algumas autoridades, principalmente aquelas eleitas, estão realmente muito bem ocupadas. Numa extensão clara do circuito T, enquanto algumas ainda se encarregam dos Trambiques, outras avaliam Truques para explicar os achados de suas nem tão sorrateirices. Bonito é vê-los falar com elegância e autoridade. O olor da fragrância encobrindo a podridão parece que faz-nos sentir menos bobos.

Quando no Torpor do nosso circuito somos avariados por um dito Marcola, que resolve decretar uma guerra cívil bem no coração do nosso sossego em contrapartida à nossa polícia acuadíssima e refém, ainda pior, de autoridades eleitas, e não eleitas, tontas e desnorteadas, preferimos acreditar que um cometa caiu do céu e destruiu todo o nosso bem organizado sistema de políticas e metas de estado. Dormimos na lua crescente e ao alvorecer, ao invés do sol, a penumbra. Não era isto que desejaríamos ver.

A diferença é que a bala do bandido e a morte dos aguerridos policiais e cívis eram de verdade e incomodou bastante. Ficou notório a total inoperância e falência da estrutura Estado como delineador e condutor do nosso comando. Sensação maior de pânico deu-se quando o “salvador” Marcola ordenou o fim de todo este horror ao ser atendido com um sanduíche de picanha apenas com um único telefonema de celular.

Fiquei vislumbrado com o potencial deste Marcola. Logo me pus a imaginar se as nossas autoridades fossem tão hábeis, organizadas, empreendedoras assim. Não existiria problema que não fosse facilmente resolvido. Muitas vezes só o celular bastaria. Com um pouco mais de tempo comecei a imaginar que Marcola poderia ter uma utilidade social, talvez como presidente do sistema presidiário ou mesmo como representante dos bandidos nestas organizações que discutem o direito dos apenados. Só depois que vi divulgar quanto o cara é culto e leitor contumaz, entendi que a sua liderança, o seu empreendedorismo, seu ar desafiante, seu senso administrativo e obviamente, a sua arte inata para o roubo, tornam-o um candidato perfeito a presidente da república. Só assim perderíamos de vez o medo das divergências do estado legal e ilegal. Marcola para presidente !

PS: Rezemos pelos mortos e choremos pelo futuro que deixamos para as nossas crianças”,
Alexandre Araruna, Sao Paulo (SP) - alexandreararuna@hotmail.com

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 
Anteriores:
12 /05/2006
As casas legislativas
05/05/2006
América
28/04/2006
Vamos Salvar o Brasil de 2026!
21/04/2006 Saudosismo
14/04/2006
A escola e a Greve dos Professores
07/04/2006 O Bananal é imenso
31/03/2006 Ganhando a vida no picadeiro a céu aberto
24/03/2006 cidade contra o cidadão
17/03/2006 Reflexões sobre a vitória contra o Nepotismo
10/03/2006 Artigo 3.(a)