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Responsabilidade
14/07/2004
Brasil promove campanha para atingir metas sociais da ONU

Veridiana Novaes

A partir do mês que vem, o Brasil tentará atingir os oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e subscritos por 191 países. Entre os dias 9 e 15 de agosto, acontecerá, na capital paulista, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com a proposta de divulgar as oito metas e sensibilizar a sociedade para as questões sociais.

Além de debates e discussões sobre como o Brasil está trabalhando para atingir os ODMs, durante a semana será lançada a campanha brasileira “8 jeitos de mudar o mundo”, uma iniciativa da sociedade civil, empresas e organizações não- governamentais. Trata-se de uma forma de mobilizar as pessoas para que cada um produza estratégias para atingir as metas da ONU, que devem ser cumpridas até o ano de 2015 por meio de ações concretas dos governos e da população.

Segundo o representante do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), André Spitz, a campanha visa criar uma onda de solidariedade para multiplicar idéias comunitárias e difundir ações já existentes. “Queremos pressionar os governos para passar a mensagem de que todos podemos fazer algo e tentar mudar os graves problemas da sociedade”.

A data da semana não foi escolhida por acaso. É a data da morte do sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, que dedicou parte de sua vida a causas comunitárias e se tornou o símbolo da campanha. “Não pretendemos fazer tudo em uma semana apenas. É só um pontapé inicial para uma conscientização nacional e mundial”.

Lucien Munõz, membro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ressalta a importância da luta contra a pobreza: ”Com certeza o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e é imprescindível que a sociedade perceba que tem um papel fundamental no combate a essa diferença social“.

“São questões, às vezes, muito simples de serem resolvidas. Só basta o mínimo de investimento e informação”, relata Marielza Oliveira, também integrante do PNUD.

Conforme uma pesquisa feita pela agência publicitária McCann- Ericksson, responsável pela criação da campanha, as pessoas desacreditam que possam ou devam fazer algo para transformar os problemas que as cercam. “É preciso desmistificar a idéia de que as soluções dependem apenas dos políticos. Por isso, buscamos passar a mensagem de uma forma simples e próxima. Desejamos que os ODM caiam na “boca do povo”. Se todos fizerem aquilo que podem, definitivamente, teríamos um país muito mais humano”, disse Precival Caropreso, da McCann.

De acordo com o presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, o Brasil é pioneiro nesse tipo de iniciativa e tem condições de ser uma liderança ética mundial. “É preocupante o que está acontecendo no planeta. A idéia de um mundo melhor tem que ser abraçada por todos”.

A mensagem dos “8 jeitos de mudar o mundo” vai ser divulgada em comercias de TV, sacolinhas de supermercados e outdoors. “Haverá material em toda parte. Nossa pretensão é que os veículos de comunicação se tornem agentes socais, peças fundamentais para alertar a sociedade.”, ressalta Caropreso.

Os 8 objetivos:

1- Erradicar a extrema pobreza e a fome
2- Atingir o ensino básico universal
3- Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4- Reduzir a mortalidade infantil
5- Melhorar a saúde materna
6- Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7- Garantir a sustentabilidade ambiental
8- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

 
 
 

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