HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

fortaleza
15/07/2004
Adolescentes dão exemplo de transformação através da arte

Gerente de editora, produtor musical, bailarino, ator, músico, profissões hoje ocupadas por adolescentes na faixa dos 18 anos. Integrantes de projetos sociais, eles conseguiram transformar a inquietude em sonhos e os sonhos em realidade. Ontem alguns deles deram depoimentos no painel “A Arte na Minha Vida”, no primeiro dia da terceira edição da Feira da Música, que segue até sábado, no Centro de Convenções, em Fortaleza.

Numa apresentação descontraída, trocaram informações sobre como a arte mudou a forma como eles encaram a vida. “Sempre fui muito inquieta e hoje, de dez irmãos, sou o orgulho da família, que aprendi a aceitar; tenho consciência de que sou capaz de transformar as coisas”, diz Meire Moreira, de 21 anos.

Aos 11 anos, começou como recepcionista do Memorial do Homem Cariri. Fez aulas de música, oficinas de rádio, onde comanda o programa “Papo Cabeça”, sobre assuntos voltados para adolescentes, coordena o laboratório de site e cursa Pedagogia.

Exemplos
No Conjunto Ceará, em 1990, o Movimento Hip Hop começou com a reunião de pessoas em torno de uma manifestação cultural, que se juntou aos skatistas e pichadores, tornando-se independente. Atualmente, os grafiteiros fazem xilogravura, os rappers se mesclam ao repente e o hip hop ao xaxado.

A comunidade hoje conta com o projeto Mercado Alternativo, gerando oportunidades de sobrevivência para os integrantes do Hip Hop, com a produtora de entretenimento e gravadora de CDs.

Outra mudança significativa é do projeto Tapera das Artes, de Aquiraz. Lá, filhos de pescadores e pedreiros se transformaram em músicos profissionais, com CD e tudo.

O teatro e a dança também são exemplos de aplicações da arte nos projetos do Grupo de Apoio aos Portadores de Aids (GAPA) e Vidança.

O objetivo deste painel da Feira da Música, diz o coordenador Ivan Ferraro, é aproximar os movimentos culturais das periferias e interior.

 

As informações são do Diário do Nordeste, de Fortaleza -CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
14/07/2004 Barco e moradia recicláveis facilitam a vida de pernambucanos
14/07/2004
Brasil promove campanha para atingir metas sociais da ONU
14/07/2004
Brasileirinho reinaugura mais uma creche comunitária
14/07/2004
Pedagoga adapta brinquedos para crianças com deficiência visual
13/07/2004
Paraná ganha 53 novos conselhos comunitários em seis meses
12/07/2004
Sesc promove integração social de refugiados africanos
12/07/2004
Grupo cultural da Favela do Vidigal enfrenta desafio no cinema
12/07/2004
Projeto oferece 27 cursos para comunidade carente
12/07/2004
Terceira Idade pede socorro
12/07/2004
Detran aproveita férias e shoppings para educar