HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

desenvolvimento
20/08/2004

Empresas unem ação social a Metas da ONU

Um seminário e uma feira organizados pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham), entidade que reúne cerca de 5,5 mil associadas, vão tentar estimular as empresas a adaptarem suas ações de responsabilidade social, de modo que colaborem para o Brasil cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio — uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, incluindo áreas como renda, saúde e educação.

Os eventos da Amcham fazem parte da cerimônia de entrega do Prêmio Eco, concedido há 22 anos pela entidade a empresas que se destacam por atuação ambiental e social. O seminário, intitulado “O Brasil e as 8 Metas de Desenvolvimento do Milênio — Consciência e Participação do Setor Privado”, acontece em 26 de agosto. O almoço de entrega do prêmio será no dia seguinte. Já a Feira da Cidadania, que vai expor experiências bem-sucedidas no terceiro setor, abarca os dois dias do evento.

“Pode parecer que 2015 esteja longe, mas não está. Precisamos discutir agora como as empresas que já têm projetos podem adaptá-los às metas do milênio”, declarou Elaine Pimenta, uma das organizadoras do evento. “Muitas empresas, principalmente as menores, ainda têm um trabalho tímido nessa área”, acrescenta.

A realização do seminário, destacou, visa disseminar o conceito dos Objetivos do Milênio junto ao setor e apontar qual o desempenho do Brasil em cada um dos oito Objetivos. Entre os palestrantes estarão a analista de programa do PNUD, Marielza de Oliveira, a representante da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, e o diretor-executivo da Interface, Ray Anderson.

A Feira da Cidadania vai reunir pelo menos 22 expositores, entre companhias (como Ripasa e Votorantim) e organizações não-governamentais (como Instituto Ethos e Comitê para Democratização da Informática). “Será um espaço para exposição de experiências, para alavancar a responsabilidade social”, explica Elaine Pimenta.

A entrega do Prêmio Eco contará com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, e da economista norte-americana Hazel Henderson, especialista em desenvolvimento sustentável.


As informações são do site PNUD Brasil.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
19/08/2004 Moradores de favelas cariocas inventam uma saída para ter livros gratuitos
18/08/2004
Projeto orienta sobre direitos e obrigações
18/08/2004
Cursos livres ensinam o que faltou na escola
18/08/2004
"Meu projeto de vida é a inclusão social"
17/08/2004
Mãe dá apoio à família de jovens internados na Febem
17/08/2004
Adolescentes de periferia seguem carreira no exterior
17/08/2004
Jovens contam como deixaram o mundo do crime
17/08/2004
Clássicos infantis ajudam a divulgar Metas
16/08/2004
Projeto oferece formação profissional para jovens e adultos
16/08/2004
Empresa investe na politização da comunidade