HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

Rio Grande do Sul
20/08/2004

Crianças ensinam à população de Mato Castelhano como reciclar lixo

Crianças de Mato Castelhano, no norte do Rio Grande do Sul, estão sendo responsáveis por uma mudança de comportamento no município de 2,5 mil habitantes. Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Franca, elas participam há mais de um ano de um projeto de reciclagem de lixo.

Cada meio quilo vale um cupom para concorrer, em outubro, ao sorteio de duas bicicletas. Segundo estimativas da direção da escola, mais de uma tonelada de lixo deixou de ser jogada na natureza e foi reciclada a partir do projeto.

Quem chega à escola, localizada às margens da rodovia Passo Fundo-Lagoa Vermelha (BR-285), logo percebe o envolvimento de professores e dos 140 alunos com a idéia da reciclagem, que conta ainda com o apoio da prefeitura municipal e da Emater. Nas paredes, foram colocados dezenas de cartazes com frases e fotos sobre ambiente.

Pequenas lixeiras coloridas estão espalhadas pelo prédio. Ornamentadas com desenhos de monstrinhos, elas trazem escrito qual tipo de material deve ser depositado em cada uma. Com isso, os alunos, com idades que variam entre quatro e 15 anos, já têm a primeira noção de coleta seletiva.

O recolhimento do lixo levado pelos estudantes é feito sempre às quintas-feiras. Uma empresa de reciclagem de Passo Fundo compra o material, e o dinheiro obtido com a venda é utilizado para a aquisição de materiais escolares e equipamentos para a escola.

Projeto de escola
Ontem à tarde, alunos da 2ª série pesavam o que foi recolhido nas ruas, em margens de riachos e matos da cidade nos últimos dias. Em troca, ganharam mais cupons para concorrer às duas bicicletas, doadas por um frigorífico da cidade. Uma das salas de aula teve de ser interditada, pois a pilha de lixo arrecadado já se aproxima do teto.

Para a diretora da escola, Andréa Picoli, 32 anos, o reflexo do projeto já pode ser claramente visto nos moradores de Mato Castelhano.

"Se percebe que as pessoas já não jogam tanto lixo no chão e, quando o fazem, se sentem culpadas por sujar a natureza. Na área rural, os adultos estão preferindo dar o lixo para as crianças trocarem por cupons do que jogar em matos e rios. Era tudo que queríamos", comemora a diretora.

Como funciona
- Os estudantes são estimulados a recolher lixo que possa ser reciclado nas áreas urbana e rural do município
- Cada meio quilo de lixo levado até a escola é trocado por um cupom, que dá direito ao aluno concorrer, em outubro, ao sorteio de duas bicicletas
- Professores foram orientados a estimular assuntos como reciclagem e ambiente em sala de aula e em trabalhos escolares
- Professores foram orientados a estimular assuntos como reciclagem e ambiente em sala de aula e em trabalhos escolares
- O lixo arrecadado pelos alunos é vendido a uma empresa de reciclagem. O dinheiro obtido com a venda é usado na compra de materiais escolares e equipamentos para a escola



CLEBER BERTONCELLO
do jornal Zero Hora

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
20/08/2004 Projeto Horta Comunitária dá perspectiva a jovens
20/08/2004 Bazar une História e solidariedade
20/08/2004 Empresas unem ação social a Metas da ONU
19/08/2004
Moradores de favelas cariocas inventam uma saída para ter livros gratuitos
18/08/2004
Projeto orienta sobre direitos e obrigações
18/08/2004
Cursos livres ensinam o que faltou na escola
18/08/2004
"Meu projeto de vida é a inclusão social"
17/08/2004
Mãe dá apoio à família de jovens internados na Febem
17/08/2004
Adolescentes de periferia seguem carreira no exterior
17/08/2004
Jovens contam como deixaram o mundo do crime