HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

imigração judaica
20/08/2004

Bazar une História e solidariedade

Repetindo um ritual de solidariedade que há 45 anos ajuda entidades filantrópicas no Rio Grande do Sul, a associação Na'amat Pioneiras, da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, realiza no próximo domingo seu bazar beneficente.

Associado às comemorações do Centenário da Imigração Judaica no Rio Grande do Sul, o evento será na sede Hebraica da Rua João Telles, das 10h às 18h.

Os recursos arrecadados ao longo do dia serão doados ao Asilo Padre Cacique, à Associação Israelita Damas de Caridade, ao Lar da Criança Anne Frank e ao Instituto do Câncer Infantil. No ano passado, foram distribuídas às instituições quatro toneladas de alimentos, compradas com a renda das vendas do bazar.

"Ajudamos com aquilo de que as entidades precisam. Não doamos dinheiro. Poder ajudar ao próximo nos dá um enorme retorno afetivo - explica a organizadora do evento, Sarah Gerber, 80 anos".

Cerca de 2 mil pessoas são esperadas nesta edição, que homenageará os primeiros judeus que fincaram raízes no Estado e o povo gaúcho que os acolheu. Entre as atrações, estarão culinária judaica, produtos de Israel, leilão de obras de arte e apresentações de música e danças folclóricas israelitas.

Reconhecido como o maior evento beneficente da organização, o 45° Bazar Anual de Na'amat Pioneiras também mostrará aos visitantes aspectos da história judaica. Painéis e fotografias de famílias de imigrantes e filmes sobre a trajetória desses pioneiros estarão em exposição. A temática estará refletida na decoração, inspirada por elementos coloniais. A primeira leva de imigrantes judeus se estabeleceu em Santa Maria, em 1904.

Dora Rozman, 83 anos, carregava na tarde de quinta-feira uma sacola cheia de panos de pratos com crochês. Ela e outras 21 senhoras decoraram, cada uma, 20 panos com pontos e cores diferentes - um total de 440. Polonesa de nascimento, Dora veio ao Brasil aos quatro anos e participou de todas as edições do bazar, um hábito que já se tornou um ritual.

"Sei que estou fazendo alguma coisa para quem precisa", refletia, enquanto analisava os produtos que colocará à venda no domingo.

A presidente da associação Na'amat Pioneiras, Ceres Maltz Bin, considera o evento a culminância de projetos desenvolvidos pela entidade, como bingos, eventos e jantares. Tudo para fazer jus ao nome do grupo que reúne mais de 300 componentes: Na'amat significa mulheres trabalhadoras voluntárias.



As informações são do jornal Zero Hora.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
20/08/2004 Empresas unem ação social a Metas da ONU
19/08/2004
Moradores de favelas cariocas inventam uma saída para ter livros gratuitos
18/08/2004
Projeto orienta sobre direitos e obrigações
18/08/2004
Cursos livres ensinam o que faltou na escola
18/08/2004
"Meu projeto de vida é a inclusão social"
17/08/2004
Mãe dá apoio à família de jovens internados na Febem
17/08/2004
Adolescentes de periferia seguem carreira no exterior
17/08/2004
Jovens contam como deixaram o mundo do crime
17/08/2004
Clássicos infantis ajudam a divulgar Metas
16/08/2004
Projeto oferece formação profissional para jovens e adultos