Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 04.11.02

 

Indústria está mais otimista para o Natal

A garantia de uma transição sem traumas para o novo governo já mexe com as estimativas de vendas para o Natal. Os empresários, que andavam desanimados e alarmados com a alta do dólar, agora falam em crescimento de até 20% em relação ao ano passado. Argumentam que apesar das dificuldades que o país ainda enfrenta, existiria hoje um clima de maior confiança entre os consumidores.

Para driblar a crise e fugir dos efeitos do câmbio, a fabricantes de brinquedos Estrela, por exemplo, reduziu o mix de importados, cuja participação caiu de 15% para menos de 10% em sua linha de produtos. Já a Wallita, marca de eletroportáteis controlada pela Philips, espera vender 20% mais do que no Natal do ano passado. Nessa mesma linha, toda a produção até dezembro da Beira-Rio, fabricante de calçados populares da linha feminina, já está vendida. Segundo a empresa, a explicação está nos preços oferecidos, acessíveis ao bolso consumidor.

Segundo a diretora da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Clarice Messer, o Natal deste ano deverá ser razoável para o setor. Nos últimos três anos havia a expectativa de um fim de ano ruim, mas as vendas acabaram superando todas as previsões. "O Natal deste ano também pode surpreender", diz Clarice. Para ela, isso vai depender de uma retomada da confiança e da credibilidade dos consumidores. No entanto, faz questão de observar que uma virada da indústria não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2003.

Leia mais:
- Indústria já acredita em Natal com mais vendas

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 01.11.02

  Salário mínimo do PT pode ficar abaixo dos R$ 240
   
 

 DIA 31.10.02

  Sindicato muda perfil e atrai nova "elite"
   
 

 DIA 30.10.02

  ONU recomenda aumentar salário mínimo para combater a fome
   
 

 DIA 29.10.02

  Metade da população tem renda apenas para o essencial
   
 

 DIA 28.10.02

  Novo governo prevê criação de primeiro emprego para 400 mil jovens
   
 

 DIA 25.10.02

  Governo garante seguro-desemprego para libertados de trabalho escravo
   
 

 DIA 24.10.02

  Desemprego em SP alcança índice recorde, aponta IBGE