Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 29.10.02

 

Metade da população tem renda apenas para o essencial

No Brasil, vivem 50 milhões de famílias mas 25 milhões delas possuem renda apenas para o consumo de bens essenciais. São 85 milhões de pessoas cuja renda disponível não permite consumir perfume, iogurte ou refrigerante, pintar a casa ou fazer uma prestação para comprar um televisor novo.

A renda dessas famílias varia de R$99 a R$ 614. Depois de comprarem o essencial (feijão, arroz, farinha, etc), pagarem contas de água, luz e telefone e gastarem mais uma quantia com produtos de limpeza e higiene, pouco ou nada sobra do salário. Aliás, para a maioria, falta dinheiro para cumprir o orçamento mensal da casa. Esses dados, coletados pela Tendências Consultoria, revela um Brasil com uma concentração de renda maior do que a mostrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE.

O estudo realizado pelo Pnad, em 1999, mostrava o grupo que detinha maior poder de aquisição estava em torno de 42,7%. Mas, segundo os recálculos da Tendências Consultoria, esse mesmo grupo de família está, na verdade, com 49% do total hoje. Ou seja, o número de consumidores em potencial é menor do que o esperado pelas indústrias.

Segundo Amadeo, chefe da equipe de pesquisa da Tendências Consultoria, muitos setores do mercado tiveram crescimentos inferiores ao planejado porque superestimaram o poder de compra do brasileiro. A maioria das famílias são consumidoras esporádicas de bens duráveis e não essenciais. Isso, segundo a consultoria, explica o sucesso de lojas de R1,99, por exemplo.

As informações são do jornal Valor Econômico. - 29/10/02

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 28.10.02

  Novo governo prevê criação de primeiro emprego para 400 mil jovens
   
 

 DIA 25.10.02

  Governo garante seguro-desemprego para libertados de trabalho escravo
   
 

 DIA 24.10.02

  Desemprego em SP alcança índice recorde, aponta IBGE
   
 

 DIA 23.10.02

  Situação das mulheres no Brasil ainda é precária
   
 

 DIA 22.10.02

  Nova queda na renda e no emprego comprovam desaceleração
   
 

 DIA 18.10.02

  Consumidor abandona marcas mais caras para economizar
   
 

 DIA 17.10.02

  Sem dinheiro, empresas multiplicam suas dívidas