Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 27.06.02

 

Estrangeiros investem pesado em comércio ilegal no Brasil

Quem imagina o traficante de animais silvestres apenas como um mateiro que vende passarinhos na beira de estradas ou feiras na periferia vai ter de rever seus conceitos. A atividade, uma das três mais lucrativas do mundo - no ramo da ilegalidade -, está cada vez mais associada ao narcotráfico e ao contrabando internacional de armas. Em alguns casos, os animais são traficados junto com os entorpecentes. Em outros, são usados como moeda de troca e para lavagem de dinheiro. Até a máfia russa já descobriu as "facilidades" do comércio ilegal da fauna, calculado entre US$ 15 bilhões e US$ 20 bilhões.

As denúncias constam do relatório Comércio Internacional de Vida Selvagem e o Crime Organizado, divulgado pela organização britânica Traffic, afiliada da World Wildlife Fund (WWF). Segundo o documento, 50% dos traficantes de animais detidos na Grã-Bretanha têm condenações na Justiça também por tráfico de drogas, violência, roubo e crimes com arma de fogo. As conclusões batem com os dados do primeiro Relatório Nacional sobre o Comércio Ilegal de Fauna Silvestre, produzido no fim do ano passado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

Segundo a WWF, a alta margem de lucro - de até 800% -, o baixo risco de detecção e a falta de punição tornam a atividade extremamente atrativa para os traficantes e seus asseclas. Nesse contexto, uma pessoa de baixa renda, por mais politicamente correta que seja, se estiver desamparada pelo Estado - o que não é difícil - não pensará duas vezes em participar dessa empreitada. Afinal, expulsos do mercado formal, jogados na informalidade e sem direitos básicos assegurados, os trabalhadores desempregados vêem na ilegalidade uma oportunidade de emprego. E o tráfico vê mão-de-obra barata.

Leia mais:
- Narcotráfico e animais silvestres: grande negócio

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 26.06.02

  Queda no desemprego não é virada econômica, diz Seade/Dieese
   
 

 DIA 25.06.02

  Juizes trabalhistas podem ser treinados pela OIT
   
 

 DIA 24.06.02

  "Problemas brasileiros são políticos, não econômicos", afirma Greenspan
   
 

 DIA 20.06.02

  IBGE aponta aumento inexistente na renda dos brasileiros
   
 

 DIA 19.06.02

  Imigrantes são imprescindíveis para Europa, alerta estudo
   
 

 DIA 18.06.02

  Milionários ficam cada vez mais ricos na AL
   
 

 DIA 17.06.02

  Salários de altos executivos escapam da crise