NOTÍCIAS
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | QUEM SOMOS
 
pobreza
07/10/2003

Dois bilhões viverão em favelas em 2030, diz ONU

Se nada for feito, cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo viverão em favelas até 2030, segundo o relatório "O desafio das favelas", do Programa de Assentamentos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat) , divulgado ontem.

Atualmente, quase um bilhão de pessoas, ou seja, um sexto da população mundial, moram em favelas. Nas regiões em desenvolvimento, os favelados correspondem a 43% dos que moram nas cidades, afirma o relatório.

O documento define favela como um aglomerado urbano com acesso inadequado à água potável, à rede de saneamento, habitações precariamente construídas, excesso de moradores e ausência ou precariedade dos títulos de posse ou de propriedade. A definição se aplica aos "kampungs" da Indonésia, aos "townships" da África do Sul e às próprias favelas do Brasil.

De acordo com Alberto Paranhos, representante da ONU-Habitat no Rio de Janeiro, é a primeira vez que um relatório com enfoque em favelas é feito pela entidade. Em estudos anteriores, os levantamentos abordavam as cidades como um todo. "O assentamento precário é um problema em todos os países e tem crescido mais do que as cidades. Se continuar nesse ritmo, as cidades ficarão inabitáveis em 15 anos", ressaltou.

No prefácio do relatório, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirma que as favelas representam o pior da pobreza urbana e desigualdade. "Elas são uma bomba-relógio", disse Naison Mutizwa-Mngiza, chefe do programa responsável pela elaboração do projeto.

O documento faz um apelo para que se trate do problema do desemprego entre os habitantes das favelas e da população urbana pobre em geral: " As políticas para as favelas devem estar integradas compolíticas de redução de pobreza urbana mais amplas, focadas nas pessoas, que lidem com aspectos como emprego e renda, abrigo, comida,saúde,educação e acesso à infra-estrutura e serviços urbanos básicos".

LEIA MAIS

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
07/10/2003 Apenas 59% dos lares têm acesso a rede de esgoto no Brasil, afirma ONU 07/10/2003 ONU: 17% vivem na pobreza no Rio
07/10/2003 Australianos criam anticoncepcional masculino '100% eficaz'
07/10/2003 Crianças são vítimas em 69% dos casos de abuso sexual, diz governo
07/10/2003 Grande SP deve ter racionamento neste mês
07/10/2003 Racionamento afeta 220 mil em 6 cidades da região de Campinas