.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Parceria
09/09/2005
Escola da Comunidade

A Fundação Visconde de Porto Seguro, mantenedora do Colégio Visconde de Porto Seguro, acreditando na potencialidade de uma comunidade carente e na necessidade de se oferecer oportunidades iguais de educação, mantém a Escola da Comunidade há trinta e oito anos, participando assim, do movimento de transformação social do país.

Estrutura da Escola da Comunidade
O Colégio Visconde de Porto Seguro, partindo de princípios definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), estruturou o currículo da Escola da Comunidade visando oferecer aos 750 alunos carentes, a oportunidade de educação formal com padrão de qualidade igual ao dos demais currículos (alemão e brasileiro).

Os alunos da Escola da Comunidade se beneficiam das mesmas estruturas oferecidas aos demais alunos da escola: pedagógica e física (salas de aulas amplas e arejadas, biblioteca, laboratórios de Ciências e Informática, centro esportivo, centro multimidia, etc...)

Atento às transformações geradas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação e convicto de sua importância na formação dos alunos da Escola da Comunidade, o Colégio inseriu em seu currículo, diversas tecnologias para promover maior interação com as inovações culturais.

Os alunos criam seus próprios e-mails, recebem login e senha para uso individual nos laboratórios de informática permitindo acesso ao Portal Educacional do Colégio, mais um recurso de comunicação e pesquisa - a Internet.

Os professores altamente qualificados, devidamente orientados pelo Centro Pedagógico, são os mesmos dos demais segmentos da Escola garantindo o padrão Porto Seguro de ensino.

O conteúdo programático também é o mesmo, com exceção da língua alemã, que é substituída por aulas extras de informática, facilitando aos alunos o acesso ao mercado de trabalho.

Benefícios
Os alunos recebem diariamente, uma merenda escolar balanceada por nutricionista, que atende às necessidades básicas diárias de crianças em idade escolar.

Todos os materiais didáticos e paradidáticos (cadernos, lápis, canetas, pastas, livros de todas as matérias) assim como outros materiais específicos, uniformes de verão e inverno, são fornecidos gratuitamente para todos os alunos.

Aulas de apoio, de recuperação paralela e plantões de dúvidas serão ministrados por professores especialistas de cada matéria em horário diverso ao das aulas e visam ao reforço escolar da aprendizagem.

Para complementar sua formação cultural, os alunos participarão de excursões e atividades extras (excursões, estudos do meio, visitas a museus, teatros, etc) determinadas pelos coordenadores de área.

Orientadoras do Serviço Educacional e Pedagógico ministrarão aulas extras de Orientação Sexual e Profissional, assim como fornecerão orientações de estudos para alunos com dificuldades.

Em 2003, o Colégio Visconde de Porto Seguro implantou o Ensino Médio, ampliando significativamente o número de vagas disponíveis e completando a formação do aluno, tornando-o apto para prestar o vestibular e efetivamente promover melhorias em sua qualidade de vida pessoal, familiar e comunitária, atuando como agente de transformação social.

Com o objetivo de manter o educando mais tempo na escola e longe das ruas, ofereceremos um curso de educação musical, banda e coral onde serão desenvolvidas habilidades musicais, sociais e cívicas.



As informações são do site do Colégio Visconde de Porto Seguro

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
08/09/2005
Histórias diminuem gosto por games violentos
05/09/2005
CEUs da Zona leste promovem Festival em busca de talentos
02/09/2005
Comunidade faz Cinema
02/09/2005
Praça, Lixo e Escola
02/09/2005
Cursinho preparatório para o Vestibular oferece simulado do Enem gratuito
01/09/2005 Mobilizadores do "Fundeb pra Valer" são recebidos em Brasília
31/08/2005 Abordagens para Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência é tema de Fórum em São Paulo
29/08/2005 Encontro reúne cidadãos para discutir país do futuro
26/08/2005 Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje
26/08/2005 Cidadãos comuns discutem o futuro do país no DNA Brasil