QUESTIONAMENTO
10/01/2008

Prefeitura burla Lei Cidade Limpa?

João Batista Jr.


A Lei Cidade Limpa pegou, São Paulo está mais bonita e parcela significativa da população – 31% de acordo com a pesquisa Datafolha de agosto de 2007 – aprovou a iniciativa do prefeito Gilberto Kassab (DEM) de restringir a propaganda nas fachadas.

Mas estaria a administração municipal infrigindo a lei carro-chefe do prefeito? Para Eduardo Thompson, sim. Morador de Santo Amaro, Zona Sul da capital, ele afirma se deparar com diversas placas da prefeitura para anunciar obras e até para agradecer empresas privadas por parcerias firmadas. “Vejo exemplos de poluição visual causada por anúncios afixados em praças.”

Thompson fala especificamente de um projeto da prefeitura que firmou parceria com empresas privadas. “Não se pode negar que o propósito é muito positivo: a iniciativa privada ajudando a manutenção de nossas praças e canteiros”, diz ele, para depois questionar: “Mas será que não haveria outra maneira de recompensar tais empresas?”

Para agradecer a parceria, a prefeitura coloca uma placa grafada com o nome da instituição na área remodelada. “Acredito que esse fato aumenta a poluição visual.” Um exemplo é a Praça Embaixador Cyro de Freitas Valle, localizada na Vila Cruzeiro, bairro da Subprefeitura de Santo Amaro. "Essa área é conservada por Baxter, e por Você", lê-se na placa. “Na mesma praça, além das medonhas placas que registram a suposta manutenção, foi colocada uma faixa para promover a iniciativa da prefeitura "Arte na Praça"”, finaliza Thompson. A assessoria da Subprefeitura de Santo Amaro informa que não existe nenhum problema em ter as placas nas praças revitalizadas e que as mesmas são pequenas.

Sua opinião
A prefeitura age corretamente em colocar essas placas? Qual seria outra alternativa para “agradecer” as empresas? Mande seu e.mail para palavradoleitor@uol.com.br

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
26/12/2007
Um fácil acesso a educação
24/12/2007 Guia mostra os atrativos para o público GLS que visita São Paulo
21/12/2007 Jogos para todos
21/12/2007 Evento revela pratos típicos de vários bairros de São Paulo
21/12/2007
América Latina adota escolas paulistanas
21/12/2007
São Paulo tem o primeiro “playground” para idosos
20/12/2007 Cooperifa entra nas escolas
20/12/2007
Grife paulistana emprega costureiras rejeitadas pelo mercado de trabalho
20/12/2007
Novas fachadas da Liberdade vão preservar memória dos moradores do bairro
19/12/2007
Curso ensina a cuidar de bois supervalorizados
Mais matérias