verde
23/08/2007

Parque Ibirapuera pode ganhar novas áreas

Heitor Augusto


A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo está fazendo um levantamento que visa integrar o Parque Ibirapuera a áreas próximas que são subaproveitadas. A idéia é interligar o Parque a espaços que ficam do outro lado da avenida 23 de Maio, criando um complexo que dê, ao usuário, a impressão de que a área útil do Parque é maior e não se restringe, apenas, aos 1,5 milhão de metros quadrados que limitam o Ibirapuera.

Para isso, seria preciso reincorporar antigas áreas que foram cedidas ou doadas ao longo dos anos. Além disso, o governo do Estado terá de ser consultado, pois boa parte dos terrenos próximos pertence a ele.

Segundo o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, um dos espaços que pode ser mais bem aproveitado é um pequeno terreno ao lado da Sabesp, onde está a Estação Elevatória – ao lado do atual Detran. “O terreno tem duas lindas figueiras, mas ninguém sabe. Talvez se pudesse fazer algo como um museu da água e saneamento”, afirma o secretário.

O Instituto Biológico, espécie de precursor do Parque, localizado atrás do Detran, também é avaliado como espaço a ser acoplado. Porém, com ressalvas. “De alguma maneira vai dar para incorporar o espaço. Não dá para o público andar lá dentro, pois há restrições devido à segurança, tem áreas de pesquisa científica”, explica Regina Monteiro, diretora de meio ambiente e paisagem urbana da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), parceira no levantamento.

Assembléia também é alvo
Um dos problemas para os freqüentadores do Parque é conseguir um lugar para estacionar. Uma das hipóteses consideradas pela Prefeitura é incorporar o estacionamento da Assembléia Legislativa como área pertencente ao Ibirapuera. “Não temos problema algum em discutir isso. Há um esboço de projeto para construir um estacionamento subterrâneo. Não somos contra, podemos dialogar”, afirma o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima (PSDB).

Especula-se também a transferência da sede do Legislativo Estadual para o centro da cidade. Os moldes seriam semelhantes à troca da sede do Detran, que, a partir de janeiro do próximo ano, será ocupada pelo Museu de Arte Contemporânea. O presidente afirma que não recebeu nenhum projeto claro propondo a mudança e, por isso, ainda não emite opinião sobre o assunto. Nos bastidores, especula-se que o prédio dos Correios – na avenida São João – e a região da “Cracolândia” seriam potenciais áreas para receber a Assembléia.

Polêmica com CA XI de Agosto e Exército
A secretaria também avalia que a área de 22.550 mil metros quadrados, cedida em 1955 para o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, pode ser reincorporada ao município e integrado ao Parque do Ibirapuera. O terreno vai do Detran à avenida Dante Pazzanese.

Os 120 mil metros quadrados (equivalente a 8% do Parque) pertencentes ao Exército também estão na mira. A Prefeitura, em janeiro de 2006, entrou com uma ação para recuperar ao menos os 30 mil metros quadrados do Círculo Militar, clube poliesportivo. A Justiça deu ganho de causa ao Exército, que vai poder utilizar o espaço até 2012.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
22/08/2007
Reality Show da educação mobiliza Índia
22/08/2007
Bairro Musical agita quatro praças de São Paulo
21/08/2007
Professores explicam a paralisação marcada para sexta-feira
20/08/2007
Google revoluciona sistema de busca pela internet
20/08/2007
Candidatos à Casa Branca querem investir na educação de países pobres
17/08/2007
Praça da Paz será reinaugurada com o evento Yoga pela Paz
17/08/2007
Curso Intensivo de Tecnologia Canavieira visa bóias-frias e produtores
16/08/2007
Passagem de avião deve ser mais cara? Sim, segundo os britânicos
16/08/2007
Biblioteca empresta livro e não exige devolução
16/08/2007
A cidade não é feia. Basta alterar o modo de olhar
Mais matéria