Cidadania
24/08/2007

Comunidade ganha teatro dentro de escola pública

João Batista Jr.

Localizada na zona oeste da cidade de São Paulo e com perfil boêmio, a Vila Madalena amplia sua agitação cultural ao abrigar novos palcos de renomados grupos paulistanos. Depois da Cia. Do Latão, agora o Satyros foi convidado para integrar um grupo comunitário que revitaliza uma escola pública do bairro. Com inauguração programada para este sábado, 25, o Teatro da Vila promete misturar arte e educação com inclusão social.

O local em questão é o auditório da Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, mais conhecida como Max, instituição que, até pouco tempo, sofria um grande processo de deterioração. A possibilidade de fechamento da escola, no entanto, fez com que a comunidade da Vila se unisse: pais de alunos, moradores e artistas se juntaram para recuperar o espaço.

A chegada do Satyros, assim, pode ser encarada como prova da vitória do Max e de seus alunos. O Satyros irá trabalhar a arte com os estudantes, os quais poderão participar de oficinas de teatro e leitura de peças em sala de aula. O grupo quer fazer da arte uma ferramenta prática de educação. Diversas linguagens teatrais serão abordadas, e atores amadores que estão em fase de ensaio podem receber orientações dos artistas do Satyros.

Para entender melhor o novo projeto comunitário do Satyros, segue abaixo a entrevista com o fundador do grupo Rodolfo Garcia Vasquez.

Site GD: O Satyros tem dois espaços no centro e um na zona leste. A abertura de um quarto palco na Vila Madalena é sinal de um processo de expansão da companhia?
Rodolfo: Preferimos não pensar em expansão da companhia, mas expansão da presença do teatro na vida do paulistano. Os espaços do Satyros não são simplesmente os espaços de uma companhia teatral isolada, mas, sim, uma manifestação do intenso movimento teatral da cidade e da força de sua intervenção no espaço público.

Site GD: Como surgiu a idéia de participar da intervenção do Max?
Rodolfo: O convite que nos foi feito para recuperar o espaço na Vila Madalena foi uma conseqüência da importância e da visibilidade que o teatro vem obtendo na cidade. Agora, com a hipótese de trabalhar nessa rede fantástica de agentes educacionais e culturais do bairro, o Satyros se sente desafiado a lidar com novas formas de inserção do teatro na vida da comunidade.

Veja as fotos:
Antes quando o auditório da escola era abandonado
Foto 1
Foto 2


Auditório em reforma para virar o Teatro da Vila
Foto 1
Foto 2
Foto 3

Foto 4


Link relacionado:
Mobilização começa a reerguer escola
Mestre adolescente

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
23/08/2007
Parque do Ibirapuera pode ganhar novas áreas
22/08/2007
Reality Show da educação mobiliza Índia
22/08/2007
Bairro Musical agita quatro praças de São Paulo
21/08/2007
Professores explicam a paralisação marcada para sexta-feira
20/08/2007
Google revoluciona sistema de busca pela internet
20/08/2007
Candidatos à Casa Branca querem investir na educação de países pobres
17/08/2007
Praça da Paz será reinaugurada com o evento Yoga pela Paz
17/08/2007
Curso Intensivo de Tecnologia Canavieira visa bóias-frias e produtores
16/08/2007
Passagem de avião deve ser mais cara? Sim, segundo os britânicos
16/08/2007
Biblioteca empresta livro e não exige devolução
Mais matéria