HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Saúde
26 /05/2004
Frio e vírus antecipam "doença de inverno"

As temperaturas mais baixas e a circulação antecipada de alguns vírus da gripe estão levando a um aumento das doenças respiratórias em crianças antes mesmo da chegada oficial do inverno, segundo levantamento parcial de prontos-socorros infantis.

O vírus influenza, maior causador de gripes em adultos, também está atacando crianças menores de dois anos, que, historicamente, sempre foram mais vitimadas pelo vírus sincicial respiratório, responsável por 80% dos casos de bronquiolites (inflamação dos brônquios pulmonares), contra o qual não há vacina.

Segundo o pediatra e infectologista Otávio Augusto Cintra, médico assistente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), o vírus, que normalmente circula no inverno, entre junho e julho, neste ano foi detectado em abril e maio, associado a casos de pneumonia e bronquiolite. "É notório o aumento de internações em relação a anos anteriores", diz. Há nove anos, a Faculdade de Medicina de Ribeirão faz a vigilância epidemiológica dos vírus que afetam o sistema respiratório.

Para o pediatra Joaquim Carlos Rodrigues, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, houve pico da incidência de pneumonia e de bronquiolite nas últimas duas semanas, fato esperado para junho e julho.

Tanto Rodrigues quanto Cintra crêem que o aumento das doenças respiratórias esteja ligado à queda de temperatura e à poluição atmosférica. Além de deprimir a imunidade da mucosa respiratória, essa situação, em conjunto com a aglomeração de pessoas em lugares fechados, facilita a transmissão dos vírus.

No Hospital Infantil Cândido Fontoura, zona leste de São Paulo, o aumento temporão de gripe, resfriado e bronquiolite vem sendo registrado desde março.

Naquele mês, dos 15,6 mil atendimentos de emergência feitos no hospital, 70% foram de doenças respiratórias, contra 11 mil em 2003. Em abril, a tendência prosseguiu: foram 14 mil casos, contra 13.500 em 2003. "Todos os anos triplica o atendimento a doenças respiratórias, de março até o inverno. Mas neste ano as doenças chegaram mais cedo", diz Valéria Clemente, diretora do hospital.

A chegada antecipada do vírus influenza acontece em todo o mundo e, relacionada à capacidade de mutação do vírus, preocupa a sociedade médica internacional.

Feita com antecedência, a imunização é eficaz apenas contra os subtipos que circularam com mais freqüência no inverno anterior, mas não está preparada para combater todas as mutações.

 

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
26/05/2004 Professores da USP vão parar a partir de amanhã
25/05/2004 OAB diz que recorde no desemprego é culpa do governo Lula
25/05/2004 Tributos poderiam ser um terço menores
25/05/2004 Meirelles: ‘Não há crescimento com inflação alta’

25/05/2004 Vendas crescem e supermercados já falam em alta de preços
25/05/2004 Internet não é ferramenta de professores
25/05/2004 Lula diz que não pode recuperar dívida social
25/05/2004 Silêncio de Lula decepciona ONGs de direitos humanos
24/05/2004 Família perde renda em áreas metropolitanas
24/05/2004 EUA lançam projeto para jovens em Recife