REFLEXÃO

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RADAR DO MUNDO
04/01/2008

Dança ensina cavalheirismo a estudantes

  Ticiana Sundfeld

Engana-se quem pensa que os jovens americanos menos privilegiados desconhecem as boas maneiras e a boa educação. As escolas públicas de Nova York estão ensinando modos aos seus alunos na pista de dança.

Com um projeto inovador, essas escolas ensinam dança de salão aos seus alunos. E é exatamente por meio dela que os estudantes estão aprendendo valiosas lições, as quais serão úteis para a vida inteira.

Graças ao projeto iniciado pelo bailarino inglês Pierre Dulaine, e ministrado nas próprias escolas, as crianças aprendem foxtrote, rumba, tango, swing e merengue – mas, além disso, aprendem a se portar como damas e cavalheiros. Com a dança de salão, onde é necessário dançar em pares, os alunos percebem a importância do trabalho em equipe, do respeito mútuo e da comunicação com os colegas. Eles aprendem a respeitar, trabalhar e conviver com outras pessoas, melhorando seu comportamento e suas relações com as pessoas.

Além de uma melhora de comportamento, o projeto trouxe mais frutos. Como ele já é aplicado em mais de 60 escolas nos EUA, foi possível a criação de uma competição anual entre as escolas públicas. As competições estimulam o aproveitamento das aulas e a dedicação à dança, já que os estudantes se sentem motivados a dançar cada vez melhor, fazer bonito na competição e até levar um prêmio para casa.

No Brasil, o Ballet Stagium é responsável por um projeto semelhante, o projeto Joaninha. Seu objetivo é formar cidadãos por meio da dança e criar nos pequenos um interesse pela cultura, informação e a sua própria formação educacional.

Criado por Márika Gidali e Décio Otero, fundadores da companhia, o projeto Joaninha abriga 110 jovens, alunos de escolas públicas, entre 7 e 14 anos, que, na filial do Stagium do Jabaquara, têm aulas de dança ministradas por bailarinos do próprio corpo de balé. Os interessados em participar das aulas devem passar por uma seleção que leva em conta o interesse da criança pela dança e sua disponibilidade em freqüentar as aulas.

O projeto, iniciado em 1999, enfatiza aulas de desenvolvimento de movimento, como danças circulares, danças folclóricas, capoeira, dança de rua e dança livre, já que nestas se nota o maior desenvolvimento das crianças. Depois de muito treino, os jovens ficam prontos para se apresentarem em espetáculos de dança sempre focados na identidade cultural brasileira e em temas nacionais.Vale a pena conferir o site do projeto www.stagium.com.br.

Ticiana Sundfeld, aluna do ensino médio do Colégio Bandeirantes - ticisundfeld@hotmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

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