SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
transporte
05/04/2004

Viagem demora mais, depois de terminal

Moradores de bairros na periferia da zona norte reclamam que, depois da instalação do terminal Pirituba (zona norte), a viagem de ônibus de suas casas até o centro está demorando mais. Antes, o percurso durava cerca de uma hora e meia. Agora, leva duas horas.

O atraso acontece principalmente por causa das baldeações no terminal, segundo os passageiros, que afirmam que o itinerário dos ônibus mudou -agora, em vez de seguirem direto para a região central, eles têm que parar no terminal e pegar outra linha.

Passageiros que vêm de Vila Clarice, Cidade d'Abril, Perus e outros bairros acabam pegando fila para embarcar em direção à praça Ramos (região central). Além disso, em pelo menos 12 linhas o percurso entre o ponto inicial e o terminal foi aumentado.

Entre quarta e quinta-feira, a reportagem acompanhou a viagem de moradores de Vila Mirante, Vila Jaraguá, Jardim Donária, Santa Mônica, Cidade d'Abril e Perus entre a zona norte e o centro e constatou que há filas no terminal e que os coletivos ficam lotados nos horários de pico.

O terminal foi inaugurado em dezembro e faz parte do Passa-Rápido Pirituba-Lapa-São João. O objetivo da prefeitura era reduzir em 30 minutos o tempo da viagem entre a zona norte e o centro.

No final do ano passado, 85 linhas sofreram alterações por causa da inauguração do passa-rápido. Vinte e seis linhas que saíam na zona norte tiveram o ponto final modificado -em vez de seguirem direto para o centro e para a estação Barra Funda do metrô, elas param no terminal Pirituba. Os usuários têm que descer e pegar um outro ônibus para chegar ao destino final.

Pela manhã, no horário de pico -entre 6h e 9h- , as filas são extensas e os coletivos que vão para o centro saem do terminal lotado. Na volta para casa, quem sai da região central e pega ônibus entre 17h e 19h e entre 22h e 0h tem que disputar espaço dentro dos coletivos que vão até o terminal.

Não param
"Às vezes os motoristas nem param porque não cabe mais gente dentro do ônibus", diz a doméstica Vera Silva Conceição, 45.

Apesar das reclamações sobre as filas e os coletivos lotados, os usuários do Passa-Rápido Pirituba-Lapa-São João afirmam que o tempo dentro do ônibus entre o terminal Pirituba e o centro da capital está mais curto.

O objetivo da prefeitura era reduzir a viagem em 30 minutos. Antes, o percurso entre o terminal e o centro era de até uma hora e meia. Na última semana, a reportagem gastou, em média, 50 minutos para fazer a trajeto.


As informações são do jornal Agora São Paulo.

 
 
 

notícias ANTERIORES
05/04/2004 Idoso é obrigado a correr para atravessar a rua
02/04/2004
Para CET, paulistano não tem sofrido tanto com obras
02/04/2004
Comerciantes são prejudicados por obras na av. Rebouças
02/04/2004
Moradores reclamam de uso de drogas em praça de Pinheiros
01/04/2004
Prefeitura fecha 2003 com déficit de R$ 590,6 milhões
01/04/2004
CET amplia interdições na Cidade Jardim
01/04/2004
Governo agiu com "bom senso", diz secretário
01/04/2004
SP ganha árvores em áreas de visibilidade
31 /03/2004
Projeto estimula criança a opinar sobre gestão em SP
31 /03/2004
Vem aí mais uma obra na zona sul: agora é do Metrô