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educação
22/09/2004
Projeto Social é disciplina obrigatória em escola paulistana

Veridiana Novaes

Os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Lourenço Castanho, localizada na zona sul de São Paulo, têm como matéria obrigatória a disciplina Projeto Social. Idealizada em 2002, a iniciativa visa conscientizar os adolescentes sobre os problemas da sociedade brasileira.

Conforme a professora Marina Martins Lourenço Salama, antes, alguns estudantes a procuravam informalmente para fazerem algum tipo de trabalho voluntário, pois não sabiam como realizar ações sociais. Assim, ela aderiu a idéia da diretora da escola, Marilu Aidar, de inserir a matéria de projeto social como obrigatória . “Nas aulas mostramos a importância do terceiro setor. É um trabalho continuo, que tem começo, meio e não tem fim”, explica Marina.

A diretora ressalta a importância do jovem conhecer uma realidade diferente da sua. “Essa moçada tem que abrir os olhos. Apesar de a disciplina ser obrigatória, ninguém é obrigado a ter fé”.

Além das aulas teóricas, os alunos podem realizar trabalhos na própria instituição.
Dos 120 alunos que cursam a matéria, cerca de 80 são voluntários em diversas instituições de caridade, como a Casa de Velhinhos Ondina Lobo. Essas visitas são extra classe e feitas uma vez por semana.

“Eles organizam bingos, shows e dão idéias. É gratificaste ver como os alunos criam autonomia, aprendem a conviver com o diferente e criam vínculos. Essa troca de experiências é fundamental”, enfatiza Marina.

A aluna Marcela Marsocchi Pinto comenta que fazer um ato voluntário a ensina a dar mais valor ao que ela tem e a ter força de vontade para fazer algo melhor. “Nós aprendemos a pensar na exclusão”.

Após o curso, alguns alunos continuam contribuindo com os projetos implantados. Um exemplo disso é estudante do 2º ano Lucas Müssnich, que continua dando aulas semanalmente para alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), supletivo oferecido pela Lourenço Castanho para que jovens e adultos possam voltar a estudar.

“É interessante como você expande seus horizontes. Dou aulas para pessoas que poderiam ser meus avós ou até mesmo meus irmãos. Com certeza, vou aliar minha profissão a algum tipo de ação social”, revela ele.

Embora as aulas de projeto social sejam ministradas apenas para o 1º ano do ensino médio, todas as séries participam da iniciativa. As crianças do primário, por exemplo, fazem os lanches que são enviados às instituições em dia de festa.
“É política da escola formar um cidadão consciente de seus direitos e responsabilidades sociais”, enfatiza a diretora.

 
 
 

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